Avançar para o conteúdo
Apresentação do livro “Rasgar”, de Júlio Pereira

Apresentação do livro “Rasgar”, de Júlio Pereira

Apresentação do livro “Rasgar”, de Júlio Pereira
4 JUN | 18H30 | Sala Luís Freitas Branco | ENTRADA LIVRE *

O livro que inclui o disco “Rasgar” (ed. Tradisom Publicações Culturais) descreve a trajetória da prática do cavaquinho desde a atualidade até à informação mais remota e os momentos em que o instrumento se cruza com Júlio Pereira (músico e presidente da Associação Cultural Museu Cavaquinho).

Este estudo, da autoria de Nuno Cristo, constitui a mais recente contribuição para um conhecimento atualizado do cavaquinho, nas diversas versões que foi assumindo desde o séc. XIX. Sem ser exaustivo, o texto cita pela primeira vez uma série de referências, revelando repertórios e contextos sociais relacionados com a prática do cavaquinho em Portugal em várias épocas e lugares. Igualmente pioneira é a publicação de imagens raras, algumas delas até agora desconhecidas do grande público.

De modo a dar acesso direto à comunidade internacional, (recordemos que a construção do cavaquinho já é Património Cultural Imaterial), o livro contém a sua versão em inglês, incluindo as obras de referência.

Na apresentação do livro será possível conhecer em primeira mão o estudo e desfrutar da música que o acompanha. Será uma oportunidade única para mergulhar na história e no som do cavaquinho, um instrumento que continua a encantar e inspirar gerações.

* Entrada livre, mediante levantamento de bilhete no próprio dia na bilheteira CCB.

Painel de apresentação
Nuno Cristo, etnomusicólogo, autor do texto
Susana Sardo, etnomusicóloga, autora do prefácio
Paulo Lima, antropólogo
Júlio Pereira, músico/autor
José Moças, diretor da Tradisom

D.R.

Apresentação do livro “Rasgar”, de Júlio Pereira

Data

04 Jun 2024
Desde

Hora

18:30

Localização

CCB - Centro Cultural de Belém
CCB - Centro Cultural de Belém
Praça do Império, 1449-003 Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-ccb-centro-cultural-de-belem/