Avançar para o conteúdo

Sala de Concerto e Espaço de Eventos

Agenda CCB - Centro Cultural de Belém

No event found!

CCB - Centro Cultural de Belém

Foi iniciado em setembro de 1988 e concluído em setembro de 1992. Na base da sua construção esteve a necessidade de um equipamento arquitetónico, que pudesse acolher, em 1992, a presidência portuguesa da União Europeia, e que, ao mesmo tempo, pudesse permanecer, como um pólo dinamizador de atividades culturais e de lazer. O seu projeto definitivo foi decidido no início de 1988. Após de acolher a presidência da União Europeia, ele é transformado em um centro cultural e de conferências em 1993.

A sua polémica implantação teve como fundamento, o facto de assinalar o ponto de partida dos descobrimentos marítimos, à semelhança da Torre de Belém e do Padrão dos Descobrimentos. O simbolismo associado a esta localização, é confirmado pela escolha na década de 1940, da grande Exposição do Mundo Português. O CCB veio ocupar mesmo espaço que foi destinado a instalar o Pavilhão “Portugueses no Mundo” e as “Aldeias Portuguesas”.

Por concurso internacional, e 57 projetos acolhidos, foi selecionada a proposta do arquitecto português Manuel Salgado e do consórcio do arquitecto italiano Vittorio Gregotti. De cinco módulos apresentados no projeto, apenas foram construídos, três; o Centro de Reuniões, o Centro de Espetáculos e o Centro de Exposições.

Endereço - CCB - Centro Cultural de Belém

Praça do Império, 1449-003 Lisboa

Telefone: 21 361 2400

Eventos CCB - Centro Cultural de Belém

Eventos | Bilhetes | Horários