
Viva Gershwin!
A 57ª edição do Festival de Sintra conclui-se em ambiente festivo num tributo às sonoridades sempre frescas e jovens de George Gershwin.
Ao ouvirmos música como a que constitui o programa deste concerto, facilmente percebemos porque é que Gershwin é considerado por muitos como um dos grandes dinamizadores da música jazz em salas de concerto. Contudo, Gershwin resistia a este termo para caracterizar a sua música, salientando a diferença entre os diversos géneros musicais que o constituem. Ragtime, gospel, blues, assim como Klezmer ou ritmos latino-americanos, compõem o seu universo musical num pout-pourrie de sonoridades, rico em possibilidades narrativas.
Por outro lado, Rhapsody in Blue teve uma relação inegável com o conceito de jazz ainda antes da sua composição. A 4 de Janeiro de 1924, é publicado um anúncio no New York Tribune com o seguinte texto: “Gershwin está a trabalhar num novo concerto jazz”, contudo, o compositor foi totalmente apanhado de surpresa com esta afirmação. Ao contactar Paul Whiteman para refutar esta informação, acabou por aceitar o convite e terminou a Rhapsody in Blue durante as três semanas que se seguiram. Neste concerto, o conceituado pianista Vasco Dantas junta-se à Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana para interpretar este alucinante clássico do repertório americano.
O Festival de Sintra, este ano sob direção artística de Martim Sousa Tavares, é uma organização da Câmara Municipal de Sintra e tem lugar de 15 a 25 de junho com concertos em lugares únicos e uma programação variada que oferece sessões de cinema, dança, espetáculos para famílias e infância, palestras, workshops e outros formatos.
Consulte o programa completo do Festival de Sintra.
Fonte: https://cm-sintra.pt/atualidade/agenda/2090-viva-gershwin/2023-06-25-18-00