Avançar para o conteúdo
Suso Fandiño: History of the Future

Suso Fandiño: History of the Future

History of the Future é uma coleção de objectos e imagens que se articulam em torno da ideia de que o passado e o futuro estão ciclicamente ligados. As obras reunidas neste projeto partem do antigo aforismo: aprendamos com o passado para não cometermos os mesmos erros no futuro. Loop, o futuro está escrito nos livros de história. Suso Fandiño é um artista que trabalha a formulação de linguagem através de materiais recuperados, criando propostas que incentivam uma reflexão sobre a relação entre memória e território. O seu trabalho articula-se através de diferentes media, incorporando objetos, colagem e instalação nos seus processos. Embora uma boa parte da sua produção se possa situar, numa primeira observação, em torno da tradição do objet-trouve, na realidade nunca se trata de coisas encontradas, todas elas foram meticulosamente procuradas, e a sua descoberta ocorreu quase sempre após uma luta acrimoniosa.

Da mesma forma que a escultura clássica tem de extrair a forma do interior do bloco de mármore através da extração do material excedente, estas obras são o escrutínio final de uma longa tarefa de rejeição e procura. Esta linha de argumentos e interesses já presentes na exposição “Wunderkammer”, realizada no Centro Galego de Arte Contemporânea, CGAC em 2022, continua ativa no uso das representações do mundo através dos seus documentos, os mapas. A maioria deles, hoje inúteis para a função para que foram concebidos na época, mas activos como historiografia. As reconstruções feitas a partir desta coleção de souvenirs cartográficos constroem um vasto campo semântico aberto à experiência e à interlocução direta com o espetador. Fandiño efetua uma reestruturação destes materiais, oferecendo uma outra reinterpretação possível do mundo e da sua história anexa. Estes cadáveres, exumados do cemitério da sua condição obsoleta, tornam-se aqui a matéria-prima com a qual se produz uma narrativa partilhada. Um convite à contemplação ativa.

Um apelo à coprodução de uma nova cenografia da vida e do tempo. Esta exposição é apresentada em Colaboração com a Fundação DIDAC (Santiago de Compostela, Espanha)

Data

21 Mai 2024 - 20 Jun 2024
A decorrer

Hora

18:00 - 19:00

Localização

Appleton Associação Cultural
Rua Acácio Paiva, 27 R/C - Lisboa
Translate »