Avançar para o conteúdo
SPORTING VS Estoril - Estádio José Alvalade

SPORTING VS Estoril – Estádio José Alvalade

SPORTING VS Estoril – Estádio José Alvalade

Bilhetes 🎟 

Estádio José Alvalade (POR) (Lisboa) –  Liga Portugal bwin 2022/23 – Campeonato  Jornada 

Confira o calendário da Liga Bwin em 2022/23

Confira o calendário da Liga Bwin em 2022/23

Sporting Clube de Portugal  é um clube português, eclético e multidesportivo, fundado a 1 de julho de 1906, com sede em Lisboa no Complexo Alvalade XXI. É um dos “Três Grandes” clubes em Portugal, juntamente com SL Benfica e FC Porto. Conta com mais de 175 000 sócios registados e mais de dois milhões e 600 mil adeptos no território nacional e muitos sportinguistas espalhados pela Europa e pelo Mundo. É o terceiro clube com mais adeptos em Portugal. As suas equipas, atletas e simpatizantes, são apelidados de sportinguistas e leões.

Até aos dias de hoje, transcorrido mais de um século de existência do clube, as equipas e atletas do Sporting ganharam nove medalhas olímpicas (duas de ouro, seis de prata e uma de bronze). Foram conquistadas 42 taças europeias em sete modalidades distintas, bem como diversos títulos nacionais e distritais. No Museu Sporting encontram-se em exposição mais de duas mil taças e troféus de trinta e duas modalidades desportivas, que refletem a riqueza do percurso do clube, com objetos históricos desde 1902 até à atualidade.

Apesar de competir em vários desportos, o Sporting é conhecido sobretudo pela sua equipa principal de futebol, que foi campeã nacional da Liga Portuguesa por 19 vezes[ (ou 23, segundo reclama o clube), sendo também detentor de 17 Taças de Portugal, 4 Campeonatos de Portugal, 9 Supertaças, 4 Taças da Liga e 1 Taça Império (total de 53 títulos nacionais), a que acrescem 19 Campeonatos de Lisboa. Internacionalmente, o Sporting venceu a Taça dos Vencedores de Taças 1963–64, caso único no panorama desportivo português, vice-campeão da Taça UEFA 2004–05, Taça Ibérica 2000 e a Intertoto Cup 1968. Ocupa atualmente a 29.ª posição do ranking de clubes da UEFA. A sua campanha mais destacada na Taça dos Campeões da Europa foi quando chegou aos quartos-de-final na época de 1982-83

História do Sporting

Símbolos do clube

Emblema e cores

O seu emblema, que ostenta um leão rampante de cor dourada (foi branco até 2001), sobre fundo verde, foi oficialmente adotado em 1906, assim como as cores verde e branca que começaram a ser utilizadas praticamente desde a fundação do clube. Em 1907, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) autorizou que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado no emblema do Sporting. Deveria ser de cor “prata armado em preto, em campo verde, correspondendo às límpidas, firmes e esperançadas intenções dos seus fundadores”. O verde foi sugerido pelo Visconde de Alvalade, Presidente honorário, simbolizando a sua esperança no novo clube.

A partir de 1920 o emblema passou a conter o leão rampante em escudo com a sigla SCP em coroa, imagem que se manteve durante décadas. Finalmente, no verão de 2001, o Sporting apresentou uma nova imagem gráfica, mais estilizada e rejuvenescida. O novo emblema é coerente com o passado do Sporting mas inova ao introduzir três listas brancas horizontais que lembram o simbolismo da camisola do clube. Inclui ainda as palavras Sporting e Portugal, escritas por extenso. O leão é apresentado de forma mais estilizada e com um impacto reforçado pela cor dourada. Em coroa, a sigla SCP, obrigatória segundo os Estatutos, continua a perpetuar um nome com mais de um século de história.

Em 2005, o Sporting apresentou um emblema oficial para comemorar o centenário do clube onde se misturavam o passado e o presente. O novo escudo e leão do emblema atual, a branco, foi inserido num círculo com fundo Stromp ou bipartido onde se destacava o verde, as datas 1906 e 2006 e ainda a expressão: Sporting 100.

As camisolas iniciais eram brancas. A partir de 1908 apresentavam as duas cores, verde e branco, em duas secções verticais separadas ao centro do peito e das costas, sendo o emblema leonino colocado na faixa verde do lado esquerdo. Hoje este é o equipamento Stromp, usado em alternativa às actuais bem conhecidas listas horizontais alternadas de verde e branco. Os calções brancos do equipamento original passaram a ser de cor preta a partir de 1915. O equipamento listado foi inicialmente usado pela equipa de Râguebi, tendo sido primeiro usado pela equipa de futebol a 27 de novembro de 1927, sendo definitivamente adotadas aquando de uma digressão ao Brasil em 1928. Até à época 1997/98, foram também usadas camisolas alternativas ou todas verdes ou todas brancas. A partir de 1998/99, todos os anos são apresentadas camisolas alternativas diferentes de cores variadas.

O lema do Sporting Clube de Portugal é “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting” relembrando assim um passado de glórias ao nível de quase todos os desportos, só possíveis graças ao empenho de todos os que estiveram intimamente ligados com o clube durante os longos anos da sua existência.

Marcha do Sporting

A música Marcha do Sporting é reconhecida por todos os sportinguistas como o hino do clube há várias décadas. A letra é da autoria de Eduardo Damas e a música de Manuel Paião, na voz de Maria José Valério. Foi gravada pela primeira vez em 1960, sendo a cantora acompanhada pela Orquestra Ligeira da Emissora Nacional, dirigida pelo maestro João Nobre

Estádio José Alvalade ou Estádio do Sporting Clube de Portugal, é um estádio de futebol localizado em Lisboa, Portugal, pertencente ao Sporting Clube de Portugal. Está enquadrado no complexo Alvalade XXI. Foi o primeiro estádio português a receber as 5 estrelas da UEFA.

Origem

O anterior Estádio José Alvalade foi inaugurado a 10 de Junho de 1956,na qual marcaram presença cerca de 60.000 pessoas. Com a conquista para sediar o Euro 2004 os estádios em Portugal precisavam ser mais modernos, então o antigo Estádio de Alvalade foi demolido em 2003 para dar lugar ao novo estádio.

SPORTING VS Estoril – Estádio José Alvalade

Onde dá a Bola

Agenda desportiva de Lisboa

Data

26 Fev 2023

Localização

Estádio José Alvalade
Rua Professor Fernando da Fonseca, 1501-806 Lisboa




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.