Avançar para o conteúdo
SOUND IT RÁDIO ANTECÂMARA + OS NOVOS NOVOS

SOUND IT.RÁDIO ANTECÂMARA + OS NOVOS NOVOS

Sound It
Rádio Antecâmara
Curadoria: Alessia Allegri e Pedro Campos Costa
Instalação sonora: João GalanteUsando as ondas hertzianas e os circuitos digitais, a Rádio Antecâmara abre novas perspetivas sobre o ambiente construído, questionando e expandindo o seu sentido. É por meio de diálogos entre arquitetos, artistas, designers, e nas conversas com poetas ou paisagistas, entre os interlúdios feitos de sons e de música, que a Rádio Antecâmara observa mais de perto a nossa contemporaneidade.
Em torno do espaço performativo e habitado do estúdio, um percurso elíptico leva-nos para territórios «sentidos». O andar na elipse transforma-se numa pura experiência sonora, lembrando-nos que o espaço em que habitamos não é só construído de paredes. Umas dessas matérias espaciais, que não vemos mas sentimos, é o som.
Ao apresentar essa dimensão sonora do espaço, Sound it explora os modos através dos quais o som constrói e modela a perceção e experiência espacial. É uma viagem subjetiva à descoberta de uma arquitetura invisível, de um espaço percebido sonoramente, de um lugar audível e emocional.Os Novos Novos
The Young New
Curadoria: André Tavares

Os arquitetos imaginam coisas que não existem. Esta exposição mostra os caminhos dessa invenção, novas ideias que fazem falta ao mundo e, também, a vontade de construir melhor protagonizada por uma nova geração. São cinco ateliers de arquitetos portugueses — rar.studio, fala, Diogo Aguiar Studio, Ponto Atelier, Barão-Hutter — que trabalham em Lisboa, Porto, Funchal e St. Gallen, na Suíça. Estes arquitetos mostram-nos a qualidade e variedade de propostas para transformar os lugares que habitamos. Sobretudo, constroem um retrato das preocupações, objetivos e processos de trabalho de hoje, naturalmente diferentes de outros arquitetos e arquiteturas que precederam o nosso tempo.
Os novos arquitetos têm preocupações, ambições e modus operandi diferentes de gerações precedentes e, como esta exposição quer demonstrar, respondem com maior acutilância aos desafios de hoje. Talvez por isso, Os Novos Novos não sejam apresentados em forma de manifesto, mas como um conjunto de fragmentos e ideias que tanto fazem eco entre si como apontam caminhos divergentes. Cada atelier trouxe uma obra construída e um projeto ainda não construído, capaz de explicitar o quanto temos a ganhar ao confiarmos mais responsabilidade aos novos arquitetos. Os Novos Novos não encolhem os braços perante a pressão e, à medida que o seu corpo de trabalho vai crescendo, tanto mostram a vitalidade da disciplina como forma de conhecimento como o quanto o nosso futuro pode ser melhor.

 

SOUND IT.RÁDIO ANTECÂMARA + OS NOVOS NOVOS – CCB

Data

25 Mar 2022 - 03 Set 2022
Expired!

Hora

10:00
CCB - Centro Cultural de Belém

Localização

CCB - Centro Cultural de Belém
Praça do Império, 1449-003 Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-ccb-centro-cultural-de-belem/




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.