Avançar para o conteúdo
Será Sereia? - Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari :: Bairro em Festa 2022

Será Sereia? – Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari :: Bairro em Festa 2022

Será Sereia?
de Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari
Espectáculo Família
26 Junho 17h00
Campo dos Mártires da Pátria
Entidade programadora: Largo Residências
Criação: Baileia – arte infâncias
Performers-criadores: Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari
Artistas provocadoras: Márcia Lança, Margarida Mestre, Mariana Lemos e Leonor Pêgo
Produção: Lysandra Domingues | Coletivo Lagoa
Convite à criação: Festival Imaginárius – Santa Maria da Feira
Acompanhamento: Coletivo Lagoa
Cenário: Leonor Pêgo e Baileia
Figurino: Rita Olivença
Residências para a criação: Estúdios Victor Córdon – CNB, c.e.m centro em movimento, Pólo das Gaivotas – CML e Largo Residências.
Criação apoiada pela DGArtes República Portuguesa
Apoio: Prosa Plataforma Cultural
Agradecimentos: Columbina Clandestina
“Será Sereia?” é um espectáculo-instalação para espaços a céu aberto e intimistas. Com uma forte componente de criação sonora, plástica e de movimento, é uma criação para e com famílias, e pessoas de todas as idades.
São três ilhas encantadas: ilha 1 – como nasci?; ilha 2 – o encanto; ilha 3 – o vôo. Três espaços de encantamento e curiosidade. Cada ilha e cada caminho que se percorre entre elas, são lugares de partilha de histórias e caminhos da vida: dos corpos, dos encontros, que podem revelar alguns segredos sobre criaturas que habitam as profundezas dos mares, com muito recurso à livre imaginação.
Os performers Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari, também conhecidos como BAILEIA, são os artesãos deste trabalho, na construção da cena, do som, da música e do cenário desenvolvido manualmente com tingimentos naturais. Como jovens criadores, assinam pela primeira vez uma criação e convidam para o processo quatro artistas, com uma experiência notável no panorama das artes performativas e na educação em Portugal: a bailarina e criadora Márcia Lança, a bailarina Mariana Lemos, a performer-criadora de objectos poéticos Margarida Mestre e a arte-educadora Leonor Pêgo.
Num processo ancorado na pesquisa e na afirmação de uma linguagem própria, exercitam o convite ao público para co-criarem estes momentos performativos. São perguntas sobre as sereias inventadas, esquecidas e extintas. Vasculham arquétipos e estereótipos, descobrem os mistérios que podem viver nas águas e perguntam sobre os fluxos migratórios e as sereias de nosso tempo. Quais os encantos que estamos a perseguir? Quais serão as sereias do agora?
//
Bairro em Festa
20 a 26 Junho 2022
Intendente, Anjos, Pena e Arroios
Entrada gratuita
Promotor:
LARGO Residências
Co-Promotores :
Câmara Municipal de Lisboa + EGEAC + Junta de Freguesia de Arroios
Entidades parceiras de programação:
Bandim – Fundação Aga Khan, Caracol POP, Clube Atlético de Arroios, Crew Hassan, Coletivo Maker, FabLab Lisboa, Recreate, Rizoma, Round About Lx, Sirigaita, Trabalhar com os 99%, Toca das Artes (BOTA), Wamãe – Antropologia Pública, Zona Franca nos Anjos
Entidades/Colectivos participantes:
Aldrava, Apisal, Apordoc, CAEM (CML; Ares do Pinhal e Vitae), Escola EB1 Sampaio Garrido, Hardcore Fofo, GAT, Latoaria, mais uno +1, Mulheres Errantes Lisboa, Oficina do Cego, outro e Prisma Estúdio Lisboa.
A programação pode ser alterada ou cancelada por motivos imprevistos.

Será Sereia? – Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari :: Bairro em Festa 2022

Data

26 Jun 2022
Expired!

Hora

17:00

Localização

Vários Locais
Lisboa
Fevereiro 2022
Abril 2022
Maio 2022
Junho 2022
No event found!
Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.