SCHOSTAKOVICH E ESTALINE | DSCH
O DSCH – Schostakovich Ensemble apresenta um concerto dedicado à música de um dos mais fulgurantes e geniais compositores da História da Música do século XX: Dmitri Schostakovich.
O ensemble foi criado pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro em 2006, aquando do centenário do nascimento de Schostakovich, a quem presta homenagem na sua designação exaltando assim o seu ideal artístico do compositor de autenticidade e humanismo, de rigor e paixão, expresso no enigma musical de cariz autobiográfico encerrado na assinatura musical DSCH, um criptograma criado pelo compositor com base nas primeiras letras do seu nome e apelido, ou seja, o motivo musical temático «Ré – Mi bemol – Dó – Si», utilizado em algumas das suas obras mais significativas.
Falecido em 1975 em Moscovo, Schostakovich é lembrado pelo seu relacionamento complexo com a União Soviética, numa época em que Estaline e as autoridades soviéticas atacaram as artes — incluindo a de Shostakovich — que consideravam desalinhadas com a sua visão nacionalista. Durante a sua vida, Shostakovich escreveu música em protesto implícito ao domínio soviético, bem como obras intensamente nacionalistas, navegando numa vida dupla entre a liberdade artística e a repressão.
Neste concerto, serão interpretadas obras-primas do seu legado criativo, entre as quais a Sonata para Violoncelo e Piano, composta na década de 1930, quando Schostakovich sofreu os primeiros e violentos ataques no Pravda, jornal oficial do Partido Comunista soviético, e o célebre Quinteto com Piano, pelo qual Schostakovich recebeu em 1941 o Prémio Estaline.
Música de Câmara
Programa
Dmitri Schostakovich (1906-1975)
Trio n.º 1, op. 8
Sonata para Violoncelo e Piano, op. 40
5 Peças para 2 Violinos e Piano
Quinteto com Piano, op. 57
SCHOSTAKOVICH E ESTALINE | DSCH