
PRIMITIVOS EM PARIS, MODERNOS NO BRASIL
🎨 PRIMITIVOS EM PARIS, MODERNOS NO BRASIL
📍 Museu de Arte Contemporânea / CCB – Auditório (piso -1)
📅 Sábado, 18 de outubro de 2025, às 16h00
🎟️ Participação gratuita, mediante inscrição prévia por e-mail: servico.educativo.museu@ccb.pt
👥 Lotação limitada
🗣️ Conferência com Rafael Cardoso
Organização: MAC/CCB em colaboração com o Instituto de História da Arte, NOVA FCSH
O historiador da arte Rafael Cardoso — autor de Modernidade em preto e branco: Arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890–1945 (2022) — conduz esta conferência que investiga a complexa relação entre primitivismo, modernismo e colonialidade no contexto das artes do século XX.
🖼️ Temas em destaque
O debate parte da controvérsia em torno de A negra (1923), de Tarsila do Amaral, obra emblemática e ao mesmo tempo problemática na forma como representa um corpo racializado.
Embora pintada em Paris, a pintura procurava afirmar a modernidade da arte brasileira no coração da vanguarda europeia.
A conferência examina as trajetórias de Tarsila do Amaral e Vicente do Rego Monteiro, artistas que recorreram ao primitivismo como estratégia de legitimação artística internacional — antes de regressarem ao Brasil como símbolos do modernismo nacional.
🌍 Eixos de reflexão
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Primitivismo e contracolonialidade no século XXI
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Estratégias de consagração artística em Paris nos anos 1920
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A dialética entre primitivismo e cosmopolitismo
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O movimento Pau Brasil como proposta conceptual e crítica à colonialidade
🖼️ No âmbito da exposição:
Uma deriva atlântica. As artes do século XX a partir da Coleção Berardo
💬 Uma reflexão sobre o diálogo (e o conflito) entre o olhar europeu e a afirmação da modernidade artística brasileira — de Paris ao Brasil.