Avançar para o conteúdo
Práticas de Leitura Suite em Branco, Athena Farrokhzad

Práticas de Leitura: Suite em Branco, Athena Farrokhzad

14 janeiro (conversa) sábado 16h Sala Manuela Porto

 

SUITE EM BRANCO Athena Farrokhzad com Alejandro Urrutia, Letícia Larín, Nuno Marques e Nuno Moura (Práticas de Leitura)

 

 

O lançamento de Suite em Branco da poeta sueca-iraniana Athena Farrokhzad, editado pela Douda Correria, serve de mote a este Práticas de Leitura. Em conversa com a autora e a equipa responsável pela tradução e edição, vamos ler e comentar o poema e temas como a opressão iraniana das mulheres e questões de identidade e tradução que nascem de migrações forçadas. Como se fala na língua de outro? Quem escuta? O que é entendido? O que se perde da nossa língua? O que traímos? O poema conta a história de uma família de refugiados. O tema é a branquitude, sobre o fundo dos discursos pós-coloniais, das ideias do subalterno e do deslocamento de milhões de pessoas. Numa linha discursiva negra sobre um fundo textual branco: uma história negra em branco.

ATHENA FARROKHZAD é uma poeta, dramaturga, tradutora e crítica literária sueca nascida em Teerão. Atualmente, é curadora para a área da literatura da Kulturhuset de Estocolmo. Publicou em 2013 o seu primeiro livro de poesia, Vitsvit (Suite em Branco), traduzido em quinze línguas.

Práticas de Leitura são encontros de regularidade incerta em torno de publicações entusiasmantes porque urgentes, interessantes, desarmantes ou prementes, autoeditadas ou não. Nestes encontros, trata-se de ler e conversar sobre o que se lê. Alguns encontros contam com a presença de quem escreveu e editou.

 

 

 

 

Entrada livre (sujeita à lotação) mediante levantamento prévio de bilhete (máximo de 2 por pessoa) na bilheteira no próprio dia a partir das 15h Duração 2h. Em inglês

 

Suite em Branco by Swedish-Iranian poet Athena Farrokhzad tells the story of a refugee family in a black discursive line on a white background. We will read it and comment on its themes such as Iranian oppression of women and issues of identity and translation born from forced migrations. How do you speak in the language of another? Who listens? What is understood? What is lost from our language? What do we betray?

Apoio Environmental Humanities Laboratory (KTH, Estocolmo), Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Embaixada da Suécia em Lisboa, e Swedish Arts Council

Práticas de Leitura: Suite em Branco, Athena Farrokhzad

Date

14 Jan 2023
Expired!

Time

16:00
TBA - TEATRO BAIRRO ALTO

Localização

TBA - TEATRO BAIRRO ALTO
R. Ten. Raul Cascais 1 A, 1250-268 Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *