Avançar para o conteúdo
Philip Glass no CCB - Centro Cultural de Belém

Philip Glass no CCB – Centro Cultural de Belém

Fascinado pelos filmes do francês Jean Cocteau, que viu na adolescência, ainda durante os anos 50 do século passado em Paris, é já como um dos compositores mais importantes da sua geração que o norte-americano Philip Glass decide fazer uma trilogia de adaptações a partir de Cocteau. A ópera Orphée (1993), baseada no filme de 1949 sobre o mito de Orfeu — poeta e músico que move os céus e a terra para trazer a sua amada Eurídice de volta do mundo dos mortos — foi a primeira.

O encenador escolhido para encenar Orphée no Rio de Janeiro, o encenador e realizador brasileiro Felipe Hirsch, revela ter ficado muito sensibilizado pelo facto de durante a composição desta obra, Glass estar numa luta pessoal intensa para ajudar a sua mulher, a designer Candy Jernigan, a lutar contra um cancro. Segundo o encenador — «Philip Glass transformou a obra-prima de Jean Cocteau numa outra obra-prima. É algo incomum, mas ser incomum é uma característica de Glass.» Daniela Thomas, colaboradora frequente de Felipe Hirsch, conheceu e trabalhou com Philip Glass nos anos 1990 e ambos estudavam a hipótese de vir a trabalhar juntos.

Felipe Hirsch diz ter feito na ópera Orphée um trabalho «muito centrado em Jean Cocteau», um artista múltiplo — poeta, romancista, dramaturgo, cineasta, ator, diretor de teatro e designer. Na adaptação, foram influenciados pelo trabalho de espelhos do cenógrafo checo Josef Svoboda, além dos espelhos do próprio Orphée de Cocteau. O espelho é outro personagem de Orphée e simboliza a relação com a morte e o envelhecimento. Segundo o encenador, uma profunda reflexão sobre qual o lugar da vida que cada um de nós ocupa no momento atual, nesta situação, neste contexto. É a reflexão de todos os artistas que chegam a uma certa idade, a um certo nível de reconhecimento, e que se reinventam por amor à arte.

DATAS / HORÁRIOS

27, 29 de janeiro 2022 19:00

Bilhetes disponíveis aqui

Data

27 Jan 2022
Expired!

Hora

19:00
CCB - Centro Cultural de Belém

Localização

CCB - Centro Cultural de Belém
Praça do Império, 1449-003 Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-ccb-centro-cultural-de-belem/




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *