Avançar para o conteúdo
Participação romena na MONSTRA - Festival de animação de Lisboa

Participação romena na MONSTRA – Festival de animação de Lisboa

O Instituto Cultural Romeno em Lisboa apoia a presença de Ligia Soare, Ioana Nicoară e Sergiu Negulici na 22ª edição da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa. A edição deste ano da MONSTRA decorrerá entre 15 e 26 de março, em vários locais da capital portuguesa: Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Cinema City Alvalade, Museu da Marioneta e muitos mais. A presença romena no festival irá destacar-se através de várias atividades, desde a projeção de filmes a projetos de realidade aumentada e ações de formação.

 

Ligia Soare foi convidada para o festival como jurada da Competição de Curtas-Metragens e Ioana Nicoară fará parte do júri da Secção Curtíssimas. Além disso, durante o festival, Ioana Nicoară apresentará um projeto de realidade aumentada junto com Sergiu Negulici, através da aplicação por eles desenvolvida, nomeadamente a Reniform App, que pode ser descarregada gratuitamente na App Store ou Google Play. Trata-se de uma exposição no Cinema “São Jorge” em Lisboa, patente durante todo o festival, na qual será apresentada uma pequena “montra” de projetos, entre os quais animações do livro de poesia aumentado Quimeras da Valáquia e parte do projeto “De Neacșu à RA”, que inclui ilustrações animadas para textos escritos por autores romenos contemporâneos. No mesmo Cinema “São Jorge”, Sala 2, no dia 24 de março de 2023, às 10h00, Ioana Nicoară e Sergiu Negulici farão a apresentação do trabalho “Realidade aumentada@Reniform Production”, que descreve a abordagem específica dos dois artistas relativamente aos projetos culturais que usam animação e realidade aumentada. Além disso, os organizadores do festival convidaram Sergiu Negulici para realizar uma obra de realidade aumentada complementar ao cartaz do festival, desenhado pelo realizador de animação Koji Yamamura.

 

No âmbito da Competição de Estudantes 4, no dia 23 de março, às 16h45, no Cinema “São Jorge”, Sala Manoel de Oliveira, será projetada a curta-metragem Forget-Me-Not, de Ruxandra-Maria Socor, 2022, UNATC (Universidade Nacional de Teatro e Cinema “I.L. Caragiale” de Bucareste). O filme conta a história de uma bailarina que perde a memória enquanto explora três salas, representando a sua ansiedade, medo e confusão, terminando em entorpecimento. Do mundo real, ela é transportada para a primeira sala, um infinito corredor gótico que ela tenta escapar apenas para ser enviada para o quadro “Relatividade”, de M.C. Escher. Lá, ela é presa a realizar a mesma ação, repetida e indefinidamente. No final, só lhe resta a memória musical e muscular, dançando uma última vez à medida que o mundo à sua volta desaparece e ela sucumbe à sua doença.

 

Ligia Soare é cofundadora e coorganizadora do Animest – Festival Internacional de Cinema de Animação, que se realiza anualmente em Bucareste, desde 2006. O festival promove o cinema romeno de animação no mundo, comissariando seleções em festivais de especialidade e criando contextos para que os jovens realizadores romenos possam entrar em contato com produtores de países com tradição e reputação no setor. Animest é o único festival da Roménia aprovado pela Academia de Cinema norte-americana, sendo que o filme galardoado com o Troféu desse festival entra automaticamente na lista oficial de filmes selecionados para o Óscar da melhor curta-metragem de animação. Animest é cofundador do Animation Festival Netwok, a única rede de festivais de animação, criada com o apoio do MEDIA, o programa “Europa Criativa” da União Europeia. Como selecionadora e programadora de filmes para crianças, Ligia Soare cria programas educativos no âmbito do festival Animest e promove a educação cinematográfica entre alunos e professores. Enquanto responsável pelas relações internacionais da Animest, garante a visibilidade dos realizadores presentes no festival e facilita a mobilidade dos artistas estrangeiros na Roménia. Formada em filológia, Ligia Soare trabalha como tradutora audiovisual com uma longa experiência de colaboração com festivais de cinema, produtoras e distribuidoras da Roménia, Hungria e França. Em 2022, lançou um programa de formação para jovens tradutores audiovisuais, segmento que ainda carece de apoio e formação aprofundada na Roménia.

 

Ioana Nicoară nasceu em 1990 e formou-se na UNArte Bucareste, departamento de gráfica. Enquanto tirava o curso, começou a trabalhar para importantes produções de animação romenas, como Muntele Magic/ A Montanha Mágica (realizado por Anca Damian), Splendida Moarte Accident/ A Abençoada Morte Acidental (realizado por Sergiu Negulici), Telefonul/ O Telefone (realizado por Anca Damian), projetos comerciais e culturais, desempenhando diversas funções (animador, diretor de arte, argumentista). O trabalho que desenvolve na área da animação junta-se à prática do ateliê e ao interesse em desenvolver projetos que utilizem a realidade aumentada (RA). Junto com a Reniforme Production, desenvolveu projetos culturais como “De la Neacșu la AR”/ “De Neacșu à RA”, projeto apresentado em Timișoara, Brașov (Museu de Arte de Brașov), Oradea (Museu “Țării Crisurilor”), Bucareste (Seneca Anticafe), “Dicționar pe sărite”/ “Vamos criar um dicionário”, projeto em colaboração com o Museu Nacional do Camponês Romeno, Bucareste. Realizou a animação para um dos primeiros livros aumentados, Himere Valahe/ Quimeras da Valáquia, em colaboração com a Fundação Triade de Timișoara.

 

Sergiu Negulici (n. 1974) é um artista digital e realizador de animação. Começou a sua carreira na faculdade, enquanto estudava no departamento de escultura da UNArte Bucareste. Paralelamente, trabalhou no primeiro estúdio de pós-produção aberto na Roménia após a revolução de 1989, integrando a nova vaga de artistas gráficos e animadores digitais que trabalhavam na indústria de publicidade. Após uma prática de quase 18 anos, durante a qual tem a oportunidade de experimentar as mais variadas técnicas e soluções gráficas, é-lhe oferecida a oportunidade de criar uma equipa para realizar 40 minutos da longa-metragem de animação A Montanha Mágica, uma coprodução Roménia-Polónia, realizada por Anca Damian. Como uma consequência natural, recebe o apoio do CNC (Centro Nacional da Cinematografia) para realizar a curta-metragem de animação Splendida Moarte Accident/ A Abençoada Morte Acidental, filme internacional distinguido com diversos prémios, entre os quais assinalamos o Prémio de revelação no Festival Internacional de Animação de Annecy, o Grande Prémio da cidade de Espinho no festival CINANIMA, o Grande Prémio do Festival Internacional de Animação de Hiroshima, Japão, etc. Atualmente dirige o seu próprio estúdio de animação, Reniforme Production, onde desenvolve projetos de filmes, publicidade e projetos inovadores que usam a realidade aumentada.

 

Mais informações sobre o festival: https://monstrafestival.com/pt/

 

Data

15 - 26 Mar 2023
Desde

Localização

Cinema São Jorge
Cinema São Jorge
Av. da Liberdade 175, 1250-144 Lisboa

Deixe um comentário