
OSP – SINFONIA Nº 7 EM MI MAIOR ANTON BRUCKNER
A Sinfonia n.º 7 de Anton Bruckner, dedicada a Luís II da Baviera, foi escrita em 1881 e revista em 1885. A estreia deu-se em Leipzig, em 1884, sob a direção de Arthur Nikish (maestro que esteve no Teatro Nacional de São Carlos em maio de 1901 com a Filarmónica de Berlim) e valeu a Bruckner o maior sucesso da sua vida.
Esta popularidade talvez se deva ao extraordinário arrobo lírico que se desprende da obra logo desde os primeiros compassos, quando, por entre trémulos nas cordas, se ergue um inesquecível tema de lirismo avassalador lançado pelos violoncelos. Bruckner declarou tê-lo ouvido em sonhos. A obra estrutura-se em quatro andamentos. O segundo, um monumental Adagio, foi poderosamente utilizado por Luchino Visconti em cenas do filme Senso. Bruckner começou a escrevê-lo tendo em mente a morte de Richard Wagner, então muito doente. Neste andamento são usadas, pela primeira vez numa sinfonia, as tubas wagnerianas.
O Finale não é tão imponente como o de outras grandes sinfonias do compositor. Houve mesmo quem o comparasse ao final de uma sinfonia de Haydn.
Natural de Roma, Antonio Pirolli licenciou-se em piano, composição, música coral e direção de orquestra na Academia de Santa Cecília. De 1995 a 2001 foi diretor musical no Teatro de Ópera de Ancara, ocupando, de 2001 a 2005, o mesmo cargo na Ópera Estatal de Istambul. É atualmente maestro titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Criada em 1993, a Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) é um dos corpos artísticos do Teatro Nacional de São Carlos e tem vindo a desenvolver uma atividade sinfónica própria, incluindo uma programação regular de concertos, participações em festivais de música nacionais e internacionais. A OSP tem-se apresentado sob a direção de notáveis maestros, como Rafael Frühbeck de Burgos, Alain Lombard, Nello Santi, Alberto Zedda, Harry Christophers, George Pehlivanian, Michel Plasson, Krzysztof Penderecki, Djansug Kakhidze, Milán Horvat, Jeffrey Tate e Iuri Ahronovitch, entre outros.
Programa
Anton Bruckner (1824-1896) Sinfonia n.º 7 em Mi Maior WAB 107
Ficha artística
Direção musical Antonio Pirolli
Orquestra Sinfónica Portuguesa
OSP – SINFONIA Nº 7 EM MI MAIOR ANTON BRUCKNER