OS CARNAVAIS DE SCHUMANN JORGE MOYANO
Neste programa percorrem-se os três Carnavais escritos ao longo da década 1830-40, na qual toda a sua produção é consagrada ao piano. Dos Papillons op. 2 – 1830 – que ilustram musicalmente um baile de máscaras extraído de uma obra literária, ao Carnaval de Viena – 1839 – concebido após uma estadia pouco feliz na capital austríaca. Pelo meio, o Carnaval op. 9 – 1835 – galeria de retratos em que Chopin ou Paganini contracenam com Pierrot e Arlequim, sem esquecer as duas personalidades do próprio Schumann, Florestan e Eusebius.
Concerto comentado por Jorge Moyano
Concertos Comentados
Os concertos comentados de domingo de manhã, às 11 horas, apresentam uma programação pensada para as famílias e para todos aqueles que pretendem conhecer os segredos de uma partitura e as histórias que os compositores quiseram contar com a sua música.
Num ambiente informal, o público poderá descobrir O Carnaval dos Animais de Saint-Säens, os Carnavais para piano de Schumann, As Quatro Estações de Vivaldi (na versão de Dresden com instrumentos de sopro), a música de câmara de Joly Braga Santos, Côrte-Real e Fauré, música coral europeia dos séculos XIX e XX, bem como a estreia em Portugal de uma obra de Miguel Carvalho, escrita com recurso à Inteligência Artificial e, por último, uma viagem pelos sons imaginários e da natureza, através música para percussão de Philip Glass. – Cesário Costa
Programa
Robert Schumann (1810-1856) Papillons, op. 2
Robert Schumann Carnaval, op. 9
Joly Braga Santos (1924-1988) Pastoral
Robert Schumann Carnaval de Viena, op. 26
OS CARNAVAIS DE SCHUMANN JORGE MOYANO