OML – INTEGRAL CONCERTOS PARA PIANO DE BEETHOVEN
Um dos aspetos que melhor distingue a música de Beethoven é a impressão de que nunca se restringe numa função recreativa, tão-pouco no aparato do virtuosismo técnico. Apresenta-se enquanto expressão de ideais, sugerindo uma relação privilegiada com o mundo e com a posteridade. Tornou-se assim universal, de tal modo que nos é hoje possível contemplá-la com a familiaridade de uma voz sempre presente, apesar de contar mais de dois séculos de existência. Esta aura resoluta da figura de Beethoven corresponde, porém, ao período intermédio da sua carreira, que foi anunciado pela Sinfonia Heroica. Já os seus cinco concertos para piano, permitem acompanhar o trajeto criativo que até aí o trouxe. Os primeiros três pertencem a uma fase anterior, quando as referências de Haydn e Mozart foram modelo para construir uma identidade própria. Os dois últimos espelham de forma mais evidente o ímpeto e a audácia que se tornaram sua «imagem de marca».
Orquestras
Grande Auditório
M/6
Coprodução Centro Cultural de Belém, Metropolitana
Ficha artística
Piano e direção musical François-Frédéric Guy
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Programa
2 março
Ludwig van Beethoven (1770-1827) Concerto para Piano e Orquestra n.º 2
Ludwig van Beethoven Concerto para Piano e Orquestra n.º 3
Ludwig van Beethoven Concerto para Piano e Orquestra n.º 4
3 março
Ludwig van Beethoven (1770-1827) Concerto para Piano e Orquestra n.º 1
Ludwig van Beethoven Concerto para Piano e Orquestra n.º 5
OML – INTEGRAL CONCERTOS PARA PIANO DE BEETHOVEN – CCB