Luigi Ghirri – CCB
Obra Aberta é a primeira exposição do artista Italiano Luigi Ghirri (1943-1992) em Lisboa, reunindo cerca de oitenta fotografias produzidas nos últimos doze anos da sua curta, mas prodigiosa carreira.
A década de 1980 viu Ghirri dedicar-se à fotografia de paisagem como campo alegórico para a exploração do mundo à sua volta — interior e exterior. Esta interpretação aberta do conceito de paisagem é evidente em Paesaggio italiano, corpo de trabalho que serviu de base para a seleção que se apresenta e que, mais do que uma série entre outras, serviu como manifesto de uma obra aberta, uma nova forma de fazer fotografia e de olhar o mundo, que deixou uma marca em toda a fotografia de autor que se lhe seguiu, até aos dias de hoje.
Por vezes é possível vislumbrar nas nuvens parecenças com animais, objetos ou até o perfil de uma cara; são surpresas que se encontram de quando em vez, olhando a paisagem. Aos nossos olhos, estas figuras parecem bastante precisas, embora na verdade sejam incertas, proteicas, longe de estarem definidas, sem detalhes ou contorno definido. Ainda assim, assemelham-se tanto a uns perfis suspensos que na leveza suave das nuvens parece estar contida a geometria secreta de um desenho de mestre.
Gostaria que o meu trabalho sobre a paisagem italiana fosse um pouco como estes desenhos mutáveis, sem uma cartografia precisa, sem pontos cardeais, mais a perceção de um espaço do que a sua catalogação ou descrição, como uma geografia sentimental em que os itinerários não estão definidos, mas obedecem à estranha confusão do olhar.
Luigi Ghirri, Paesaggio italiano, Quaderni di Lotus, Milão 1989
Terça a domingo, das 10h às 19h (última entrada 18h30)