Avançar para o conteúdo
HUMANOS SEM REMORSOS ⬤ Mariana Malheiro

HUMANOS SEM REMORSOS ⬤ Mariana Malheiro

𝙃𝙐𝙈𝘼𝙉𝙊𝙎 𝙎𝙀𝙈 𝙍𝙀𝙈𝙊𝙍𝙎𝙊S
𝘥𝘦 𝘔𝘢𝘳𝘪𝘢𝘯𝘢 𝘔𝘢𝘭𝘩𝘦𝘪𝘳𝘰
⇩⇩⇩
5 – 24 FEVEREIRO, 2022
TERÇA – SÁBADO
15H – 19H
ENTRADA LIVRE
𝐈𝐍𝐀𝐔𝐆𝐔𝐑𝐀𝐂̧𝐀̃𝐎 | 𝟓 𝐅𝐄𝐕 | 𝐒𝐀́𝐁𝐀𝐃𝐎 | 𝟏𝟔𝐇 – 𝟐𝟎𝐇
𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑𝐅𝐋𝐔𝐄̂𝐍𝐂𝐈𝐀𝐒 #𝟏𝟗 – 𝐇𝐔𝐌𝐀𝐍𝐎𝐒 𝐒𝐄𝐌 𝐑𝐄𝐌𝐎𝐑𝐒𝐎𝐒 | 𝟐𝟐 𝐅𝐄𝐕 | 𝐓𝐄𝐑𝐂̧𝐀 | 𝟏𝟖𝐇 – 𝟐𝟎𝐇
⇧⇧⇧
Depois de aceitar o convite para escrever este texto, percebi logo que estávamos a falar de uma coisa que nenhum pintor fala, ou pelo menos não é muito comum ouvirem-se pronunciar acerca da hesitação, ou do medo.
A dúvida, ou “o não saber para onde se vai a partir dali”, pode ser um factor potenciador de uma certa imobilização mais ou menos prolongada. Mas uma vez tomada a decisão que conduz ao gesto, a Mariana luta por uma aceitação. Diz que aceitar exige uma respiração.
Pelas suas palavras: “Havendo decisões das quais desconfiamos, aprendemos a lidar com estas de uma forma que nos permita respirar – aceitamos, e acreditamos que o único caminho possível foi o que tomámos.”
Esta exposição foi pensada tematicamente, utilizando cada pintura como metáfora para a maneira como seres humanos lidam com o arrependimento ou com a falta dele, com a hesitação ou com a brutalidade de uma convalescença.
O acto certeiro de como estas pinturas foram desenhadas, a convicção que se subverte na tinta, naturaliza as figuras com um tom irónico e displicente, ao ponto daquelas ganharem uma vida própria: o ambiente lúdico que se medeia por entre aquelas interacções.
“Acolhendo um pouco de ironia, os humanos representados nestas pinturas divertem-se com as decisões que tomaram.”
Ricardo Marcelino
⇩⇩⇩
𝐌𝐀𝐑𝐈𝐀𝐍𝐀 𝐌𝐀𝐋𝐇𝐄𝐈𝐑𝐎 𝐧𝐚𝐬𝐜𝐞𝐮 𝐞𝐦 𝟏𝟗𝟗𝟓 𝐞𝐦 𝐋𝐢𝐬𝐛𝐨𝐚. 𝐄𝐬𝐭𝐮𝐝𝐨𝐮 𝐏𝐢𝐧𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐧𝐚 𝐅𝐚𝐜𝐮𝐥𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐁𝐞𝐥𝐚𝐬-𝐀𝐫𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐋𝐢𝐬𝐛𝐨𝐚, 𝐞 𝐧𝐚 𝐊𝐮𝐧𝐬𝐭𝐡𝐨𝐜𝐡𝐬𝐜𝐡𝐮𝐥𝐞 𝐊𝐚𝐬𝐬𝐞𝐥 (𝐀𝐥𝐞𝐦𝐚𝐧𝐡𝐚). 𝐄𝐱𝐩𝐨̃𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟏𝟔.
𝐀 𝐩𝐚𝐫 𝐝𝐨 𝐬𝐞𝐮 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐨 𝐚𝐫𝐭𝐢́𝐬𝐭𝐢𝐜𝐨 𝐭𝐞𝐦 𝐯𝐢𝐧𝐝𝐨 𝐚 𝐝𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐞𝐫 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐦𝐞𝐝𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐚𝐫𝐭𝐞 𝐞 𝐜𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚, 𝐞 𝐚𝐭𝐮𝐚𝐥𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚 𝐧𝐚 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐐𝐮𝐢𝐧𝐭𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐑𝐞𝐥𝐯𝐚𝐬 𝐨𝐧𝐝𝐞 𝐞́ 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐨𝐧𝐬𝐚́𝐯𝐞𝐥 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐠𝐞𝐬𝐭𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚𝐬 𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐚𝐫𝐭𝐢́𝐬𝐭𝐢𝐜𝐚𝐬. 𝐄𝐦 𝟐𝟎𝟏𝟗 𝐜𝐨-𝐟𝐮𝐧𝐝𝐨𝐮 𝐚 𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐚𝐫𝐭𝐢́𝐬𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐆𝐫𝐚̃𝐨 – 𝐑𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐀𝐫𝐭𝐢́𝐬𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐞 𝐝𝐞 𝐈𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐠𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨.
⇧⇧⇧

HUMANOS SEM REMORSOS ⬤ Mariana Malheiro

Data

11 - 24 Fev 2022
Expired!

Hora

15:00 - 19:00

Localização

Rua das Gaivotas 6
R. Gaivotas 6, 1200-202 Lisboa




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *