HÁ FADO NO CAIS BELA ENSEMBLE
SESSÃO ACESSÍVEL
Concerto com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Bela Ensemble
Os Bela Ensemble nasceram em Alfama, no seio da Tasca da Bela, uma das casas de fado mais representativas da tradição musical deste pitoresco bairro de Lisboa. Uma casa que respira tradição, mas que é também uma montra da Alfama contemporânea, habituada a conviver, desde sempre, com culturas e gentes de todos os cantos do mundo.
Fados com letras de poetas antigos como Henrique Rego, Gabriel de Oliveira e João Dias, entre outros, são aqui cuidadosamente revestidos com uma roupagem musical arrojada e contemporânea. Autêntica música urbana portuguesa que nasce da cultura viva da cidade de Lisboa.
Neste processo criativo e musical, a carga emocional e poética da tradição é o veículo perfeito para o arrojo de novos arranjos e para a desconstrução rítmica, a fim de alcançar o ponto de convergência entre a tradição e a experimentação.
Os Bela Ensemble apostam numa mistura cuidada de ritmos e balanços oriundos de outras latitudes, com especial influência de músicas do mundo como o flamenco, a música afro-latina de Cuba e do Peru, o samba de raiz brasileira, o rock, o metal e a música progressiva.
Coprodução Centro Cultural de Belém, EGEAC-Museu do Fado
Ficha artística
Percussão Carlos Mil-Homens
Contrabaixo João Penedo
Violino Otto Pereira
Voz Ana Margarida
Guitarra de 7 cordas Rafael Brides
HÁ FADO NO CAIS BELA ENSEMBLE