Avançar para o conteúdo
DUELO DE PIANISTAS

DUELO DE PIANISTAS

Hotel – Palácio de Seteais

Intérpretes:
Raúl da Costa, piano
Vasco Dantas Rocha, piano

Bilhetes

Raúl da Costa
Raúl da Costa, pianista premiado em diversos concursos nacionais e internacionais. Desde muito novo é presença recorrente nas salas mais emblemáticas do país, salientando-se, ainda, o sucesso obtido em diversos festivais internacionais de música, destacando-se salas como Konzerthaus Berlin, Palau de La Musica Catalana, Radio France, entre muitos outros palcos por toda a Europa, Estados Unidos da América e Ásia.
Nasceu na Póvoa de Varzim em 1993. Iniciou os seus estudos na Hochschule für Musik, Theater und Medien, em Hannover, na classe do reconhecido professor e pedagogo Karl-Heinz Kämmerling e Prof. Bernd Goetzke. Atualmente, é assistente de Prof. Kirill Gerstein na Hochschule für Musik Hanns Eisler Berlin. Teve, também, oportunidade de trabalhar com Dmitri Bashkirov, Ferenc Rados, Galina Eguiazarova, Tatiana Zelikman, Boris Berezovsky e Maria João Pires.
Apesar da sua jovem idade, fez a estreia absoluta de obras de compositores como Luiz Costa, Fernando Lopes-Graça, Eduardo Patriarca e Amílcar Vasques-Dias, e também trabalhou com compositores como Thomas Adès, Valentin Silvestrov e Brad Mehldau. Aos 12 anos de idade fez a sua estreia com orquestra na Casa da Música, e desde então tem colaborado com maestros como Theodore Kuchar, Antonio Pirolli, Joseph Swensen, Stefan Blunier, Martin Andre, Vladimir Lande, Vitaliy Protasov, Raphaël Oleg, a par de orquestras como a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Filarmónica Janacek, Deutsches Kammerorchester Berlin, a Orquestra Sinfónica do Estado da Sibéria e a Orquestra Sinfónia de Antalyia.
A sua interpretação do 4o Concerto para Piano de Rachmaninov foi editada em CD com a Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direção de Stephan Blunier, e radiodifundida internacionalmente.
Raúl da Costa assumiu, em 2018, o cargo de Diretor Artístico do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

Vasco Dantas
Vasco Dantas, pianista português nascido no Porto com mais de 50 prémios e distinções em concursos internacionais, destacando-se: Grand Prix no Valletta International Piano Competition (Malta), Prix Spécial no Concours International de Piano SAR La Princesse Lalla Meryem (Marrocos), 1o Prémio no Internacional Cidade de Vigo (Espanha), Internacional do Porto Santa Cecília e Interpretação Estoril-Lisboa, Medalha de Mérito Dourada (CM Matosinhos), Prémio Casa da Música e Münster Steinway & Sons (Alemanha).
As suas digressões levam-no regularmente a conceituadas salas de países dos 5 continentes. Após a sua estreia no Hong Kong City Hall e na Grande Sala do Conservatório Tchaikovsky em Moscovo, em 2019 estreou-se a solo no Carnegie Hall (Nova Iorque), em 2021 no Concertgebouw (Amesterdão), e em 2022 no Teatro dos Campos Elísios (Paris). Tocou também a solo com inúmeras orquestras, tais como, Chamber Orchestra Kremlin (Moscovo), Filarmónica Portuguesa, Gulbenkian, Hong Kong Symphonia, Metropolitana de Lisboa, Sinfónica do Espírito Santo (Brasil), Sinfónica do Porto, Sinfónica Portuguesa e Südwestdeutschlands kammerorchester (Alemanha), tendo tido a oportunidade de trabalhar com maestros de renome, tais como, Cesário Costa, Choi Sown Le, Daniel Cohen, Dinis Sousa, Douglas Bostock, Günter Neuhold, Jan Wierzba, Joshua dos Santos, Martin André, Misha Rachlevsky, Nuno Coelho, Osvaldo Ferreira, Pedro Carneiro, Pedro Neves, Peter Sauerwein, Rui Pinheiro, Vassily Sinaisky e Victor Hugo Toro.
No ano 2000, foi admitido com distinção no Conservatório de Música do Porto onde estudou com Rosgard Lingardsson. Paralelamente ao piano, aos 7 anos iniciou o estudo do violino. Obteve a Licenciatura em Música no London Royal College of Music, sob a orientação pianística de Dmitri Alexeev e Niel Immelman, estudando também direção orquestral com Peter Stark e Natalia Luis-Bassa. Terminou o Mestrado em Performance e o Doutoramento “Konzertexamen”, sob a orientação de Heribert Koch, na Universidade de Münster.
É diretor artístico do festival Algarve Music Series. Gravou em CD a convite da Antena 2, ARS Produktion, Coviello Classics, Rádio Galega, MPMP e KNS Classica

No século XIX, os pianistas mais virtuosos tinham por vezes um estilo de vida itinerante, demonstrando as suas habilidades artísticas a um público internacionalmente alargado. Os percursos destes talentosos pianistas por vezes se entrecruzam, dando a origem a uma prática de entretenimento dinamizada por um espírito de competição entre os artistas, para que se pudesse apurar qual o mais ágil e habilidoso na técnica deste instrumento.

Grandes artistas de renome provaram o seu virtuosismo, sentando-se frente a frente em salões nobres por toda a Europa, como Clementi e Mozart, Beethoven e Steibelt, Liszt e Thalberg, em duelos que desafiavam os limites das suas possibilidades técnicas. Neste concerto, será a vez de Raúl da Costa e Vasco Dantas se porem à prova, num duelo épico entre dois dos mais conceituados pianistas portugueses.

Data

20 Jun 2023
Desde

Hora

21:30

Localização

Jardins do Palácio de Seteais
Categorias