Cucu! 2023 – Festival de Artes para a 1.ª Infância
A infância é o momento chave para suscitar os primeiros abraços ao mundo dos crescidos. Desejando que esses primeiros laços resultem de experiências com afetos e confiança, é nesta idade que existe a maior capacidade de espanto e encantamento dos mais pequenos face ao que os rodeia. O Festival Cucu!, que reúne na Casa do Coreto diferentes propostas de sensibilização às artes desde a primeira infância, descreve-se como uma metáfora, uma onomatopeia, como o estímulo necessário para criar a relação que faz do mundo o nosso lugar.
Programação:
UPA, UPA!
Exposição de Ilustração a partir dos livros que marcam o primeiro ano de vida da UPA editora.
Nos livros das coleções “Bebé Leitor” e “Conta outra vez” da UPA editora, que contam com ilustrações de Cátia Vidinhas, Emília Nor, Cinara Saiónára, Sérgio Condeço, Vitor Hugo Matos, Catarina Bico e Mariana Soares, encontramos a resposta ao desejo dos mais pequenos leitores de descobrirem a arte, a palavra e os próprios significados. Celebramos a curiosidade e a criação de memórias para que andem sempre de mãos dadas com o crescimento. Upa, upa! São horas de ler um livro.
Inauguração a 15 de outubro, às 15h
UPA, UPA, ESTÁ NA HORA!
Teatro 35’
Espetáculo interativo para bebés com base nos livros da Upa Editora, editora especializada em livros para bebés. Viajamos com diversos personagens por lengalengas, histórias, cores e sons para encontrarmos a metade da maçã perdida. Upa, upa, está na hora! Não há tempo a perder!
15 out: 16h30
OVO
Teatro 40′
O ovo é o início. É a primeira casa, é o calor que fermenta a vida, a explosão da expulsão. O Som do Algodão propõe uma viagem de descoberta, de renovação e de significados que se multiplicam. Um caminho que se desdobra em sons e significados, que trabalha e envolve os sentidos das crianças. Um conto para contar, onde a rima e o ritmo despertam os participantes, num jogo que pede a interação de todos na descoberta deste “ovo” que se transforma, que se desdobra em novas histórias a cada página. E, roda-se o ovo, e a história continua. Sensações, músicas e histórias para descobrir num “ovo” que é um casulo de emoções.
21 out: 11h
QUE HISTÓRIAS CONTA A LUA?
Histórias pequeninas, poemas microscópicos, sombras que se agitam à volta da Lua. O imaginário da noite em forma de teatro de sombras. Cantigas mornas que se sussurram ao ouvido. Um espetáculo em forma de casulo.
E quando o sol se põe e a lua se ergue no firmamento há histórias que brotam. São enredos de magia, três chibos sabichões, elefantes voadores e crocodilos desdentados. Sons que se cruzam nas noites estreladas, o aconchego da voz suave, dos jogos de palavras e dos olhares. “Que Histórias conta a Lua?” são pequenos contos em que as personagens mais inesperadas nos revelam o seu universo mais oculto. São histórias de gente e de bichos, músicas e poemas que se prolongam no anoitecer lento. Para bebés, crianças e famílias sonhadoras.
21 out: 16h30
OLHA O FUNDO DO MAR!
Oficina de movimento e exploração sensorial para famílias 45’
O mar parece tão fundo… O azul é tão profundo… As ondas barulhentas, querem afinal dançar… E os peixes adoram cantar! Vamos dar um mergulho e descobrir o que há lá no fundo: nascem danças, canções e brincadeiras. A EmbalArte convida as famílias a mergulhar nesta descoberta.
22 out: 11h (6 aos 24 meses), 16h30 (3 aos 6 anos)
WHOUUUUU WHOUUUUU QUE VENTANIA!
Oficina de movimento e dança 45’
O Vento sopra e ajuda-nos a avançar, para trás, para a frente Para um lado ou para o outro vamos neste embalo Deixar-nos levar Oficina de Movimento e Dança. Nesta oficina convidam-se os pequeninos a deixarem-se levar pelo vento e o seu ritmo, explorando o espaço com a ajuda de materiais e do seu próprio corpo.
24 out: 11h (Escolas), 17h30 (Famílias), 25 out: 11h (Escolas), 14h30 (Escolas)
PARA QUE SERVEM AS MÃOS
Teatro 40’
O Sol nasce, o galo canta e os pássaros chilreiam, são horas de acordar! Cuckoo! Cuckoo! Toca a levantar! O bebé só quer brincar, mas há muito que fazer, a mãe precisa de trabalhar, não há tempo a perder. O bebé fica zangado, Faz Asneiras Por Todo O Lado. Vai Procurar Outra Casa Onde Lhe Possam Dar Atenção, Onde Possa Fazer O Que Quer, Comer Doces, E Ver Televisão… O Que Será Que Vai Encontrar? Qual Será A Solução, Para Tamanha Confusão…
28 out: 11h (6 aos 24 meses), 16h30 (3 aos 6 anos)
FadóSol
Teatro 40’
Os ecos Árabes, transformaram-se em saudade. Desta saudade, nasceu o canto. Deste canto, a harmonia. Desta harmonia, as cordas de uma guitarra Portuguesa. Desta guitarra, a Severa. Desta Severa, a Amália. Desta Amália, todos nós. Fado Sol Ré Lá Mi Si, a ordem certa dos sustenidos que sobem meio tom ao tom da nossa vida em português.
29 out: 11h, 16h30
Reserva obrigatória por email: [email protected] | telefone: 938018777 ou 966046448
Cucu! 2023
Festival de Artes para a 1.ª Infância – Casa do Coreto