
CICLO A VOZ HUMANA – ANABELA DUARTE
CICLO A VOZ HUMANA – ANABELA DUARTE – CCB
Anabela Duarte
Assobios, Gritos e Fonemas Dançantes
O recital Assobios, Gritos e Fonemas Dançantes é um projeto de Anabela Duarte que conta com a colaboração da cantora Loré Lixenberg, unindo dois percursos inovadores e criativos no âmbito da música contemporânea para voz. A iniciativa partiu de uma proposta para a interpretação da Ursonate (1932), de Kurt Schwitters, obra maior da poesia dadaísta que inaugura outro tipo de sonata — a sonata primordial ou de sons primitivos. A partir desta obra provocadora e pouco canónica, que usa a linguagem para desconstruir formas mais convencionais, juntaram-se ao programa outras criações de compositores e poetas que trabalharam a fisicalidade da música e da poesia, tais como os letristas Isidore Isou e Maurice Lemaître, Erwin Schulhoff, Cathy Berberian, Salette Tavares e Ana Hatherly, Anthony Braxton ou Jackson McLow. A voz na música, como diriam Deleuze e Guattari, «foi sempre um campo privilegiado de experimentação, tocando simultaneamente a linguagem e o som» e levando-os para fora, a outras dimensões. Nesse novo espaço de invenção léxica e sonora, incorporação, gaguejamento e ruído, propomos escutar a música como obra aberta.
Outras Músicas
Pequeno Auditório
Produção Centro Cultural de Belém
Programa
Cathy Berberian (1925-1983) Stripsody
Kurt Schwitters (1887-1948) Ursonate
Erwin Schulhoff (1894-1942) Sonata Erotica
Erwin Schulhoff Germanica
Poesia experimental portuguesa: Ana Hatherly (1929-2015), Salette Tavares (1922-1994), Liberto Cruz (n. 1935)
Jackson Mac Low (1922-2004) Phoneme Dance
George Aperghis (n. 1945) Récitations 10
Poesia Letrista:
Isidore Isou (1925-2007) Boxe
François Dufrêne (1930-1982) J’interrogue et j’invective
Maurice Lemaître (1926-2018) Rocksana
Anthony Braxton (n. 1945) Dueto a designar
Ficha artística
Intérpretes Anabela Duarte, Loré Lixenberg
CICLO A VOZ HUMANA – ANABELA DUARTE