Avançar para o conteúdo
CÉSAR FRANCK - 200 ANOS – RECITAL OCCO

CÉSAR FRANCK – 200 ANOS – RECITAL OCCO

Compositor, pianista, organista e professor, César Franck (1822-1890) foi uma das mais importantes figuras da vida musical francesa do seu tempo. Nascido em Liège, naturalizou-se francês para poder ser professor no Conservatório de Paris, onde, a partir de 1872, teve uma impressionante galeria de alunos (d’Indy, Chausson, Vierne e Duparc). Foi depois dessa data que escreveu as obras que constituíram o seu legado. O programa centra-se inteiramente nessa produção que espelha a linguagem harmónica do Romantismo tardio.
De realçar duas importantes composições para piano e orquestra em que se têm destacado grandes intérpretes: Les djinns (1883-84) e Variações sinfónicas (1885). Será solista António Rosado, nome incontornável do pianismo português.
A Sinfonia em Ré menor (1886-88), a única sinfonia que escreveu, foi mal recebida. Aos que clamavam por um «programa», Franck terá respondido que, aqui, oferecia «apenas música, nada mais do que música pura».
Os seus amigos e alunos recordaram-no como «homem de grande humildade, simplicidade e conhecimento». Em agosto de 1885, foi-lhe conferido o grau de Chevalier de la Légion d’Honneur.

António Rosado tem uma carreira reconhecida nacional e internacionalmente, corolário do seu talento e do gosto pela diversidade, expressos num extenso repertório pianístico que integra obras de compositores tão diferentes como Georges Gershwin, Aaron Copland, Albéniz ou Liszt. Esta versatilidade permitiu-lhe apresentar, pela primeira vez em Portugal, obras como as Sonatas de Enescu ou paráfrases de Liszt, sendo o primeiro pianista português a realizar as integrais dos Prelúdios e também dos Estudos de Claude Debussy.

Natural de Roma, Antonio Pirolli licenciou-se em piano, composição, música coral e direção de orquestra na Academia de Santa Cecília. De 1995 a 2001 foi diretor musical no Teatro de Ópera de Ancara, ocupando, de 2001 a 2005, o mesmo cargo na Ópera Estatal de Istambul. É atualmente maestro titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Criada em 1993, a Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) é um dos corpos artísticos do Teatro Nacional de São Carlos e tem vindo a desenvolver uma atividade sinfónica própria, incluindo uma programação regular de concertos, participações em festivais de música nacionais e internacionais. A OSP tem-se apresentado sob a direção de notáveis maestros, como Rafael Frühbeck de Burgos, Alain Lombard, Nello Santi, Alberto Zedda, Harry Christophers, George Pehlivanian, Michel Plasson, Krzysztof Penderecki, Djansug Kakhidze, Milán Horvat, Jeffrey Tate e Iuri Ahronovitch, entre outros.

Programa
César Franck (1822-1890) Sinfonia em Ré menor
César Franck Les djinns, FWV 45, poema sinfónico para piano e orquestra K 012
César Franck Variações Sinfónicas para piano e orquestra, M. 46

Ficha artística
Piano António Rosado
Direção musical Antonio Pirolli
Orquestra Sinfónica Portuguesa

CÉSAR FRANCK – 200 ANOS – RECITAL OCCO

Data

11 Dez 2022
Desde

Hora

17:00

Comprar

Bilhetes 🎟

Localização

CCB - Centro Cultural de Belém
CCB - Centro Cultural de Belém
Praça do Império, 1449-003 Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-ccb-centro-cultural-de-belem/

Deixe um comentário