Avançar para o conteúdo
AS VIAGENS DE MATISSE À PROCURA DA LUZ

AS VIAGENS DE MATISSE À PROCURA DA LUZ

AS VIAGENS DE MATISSE À PROCURA DA LUZ

CINEMA

Classificação: M/12 anos


EVENTOS

JUNHO

  • Biblioteca de Marvila
    • Data: 5 de Junho 2024
    • Hora: 21:00
    • Preço: 4€
    • Nota: Sessão seguida de conversa
  • Biblioteca de Alcântara

DESCRIÇÃO

O Filme do Mês de junho, “As Viagens de Matisse à Procura da Luz”, leva-nos até 1930 ao encontro do artista francês, Henri Matisse. Embora seja frequentemente recordado pela história da arte como um pintor que trabalhava no seu estúdio, a verdade é que tinha a alma de um viajante.

Com 60 anos, Matisse sente, pela última vez, o impulso de viajar e de encontrar algo diferente. Numa viagem que se tornará no resultado final de uma longa travessia, embarca num barco para a Polinésia.

Na realidade, sendo um homem do Norte que sempre procurou a luz e cores vibrantes, ao longo da vida acabou por fazer inúmeras viagens que o foram levando cada vez mais para Sul: para a Bretanha, a Córsega, Collioure, Nice e o seu centro nevrálgico, mas também para Espanha, para a Argélia e para Marrocos.

Estas viagens influenciaram profundamente as suas obras e foram um trampolim para a modernidade e, até mesmo, para o abstrato. Quanto à Polinésia, é ela que irá influenciar os últimos 25 anos da sua vida artística, levando-o ao limiar da arte contemporânea.

Mas, esta jornada artística foi também uma procura por si mesmo que o levou a proseguir a sua viagem, até ao coração da própria espiritualidade, de uma forma apaixonada.

Um filme a não perder, sobre o processo emocional e criativo de um artista que, a partir das memórias das suas viagens, compôs uma paleta única de cores com visões destiladas de luz e formas.


PROMOTOR

CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA

AS VIAGENS DE MATISSE À PROCURA DA LUZ

Data

22 Jun 2024

Hora

18:00

Localização

Vários Locais
Lisboa
Categorias