Avançar para o conteúdo
Anne Teresa De Keersmaeker Pavel Kolesnikov Rosas The Goldberg Variations BWV 988 Culturgest - Fundação CGD

Anne Teresa De Keersmaeker, Pavel Kolesnikov / Rosas The Goldberg Variations, BWV 988

As Variações Goldberg pertencem ao período tardio de Bach, no qual o compositor estica os limites dos temas musicais, num jogo de variações, cânones e fugas. A composição parte de uma melodia simples e tranquila, que se vai desdobrando num universo musical de uma variedade extraordinária e uma complexidade sem paralelo.
No seguimento das suas coreografias dos Cello Suites e dos Concertos Brandeburgueses, Anne Teresa De Keersmaeker continua a sua relação com Bach, desta vez no formato de um solo, interpretado pela própria coreógrafa e acompanhada pelo pianista Pavel Kolesnikov. Com mais de trinta variações do tema principal, a música coloca um verdadeiro desafio à coreografia: como encontrar uma forma de dança capaz de adaptação e flexibilidade, mantendo um núcleo imutável. Para De Keersmaeker, as Variações Goldberg representam um convite a consolidar o caminho percorrido, na sua busca contínua por um idioma coreográfico pessoal.

 

Entre janeiro e março, a companhia de dança Rosas apresenta duas coreografias de Anne Teresa De Keersmaeker com música de Johann Sebastian Bach, na Fundação Gulbenkian e na Culturgest. Em ambos os casos, a música é interpretada ao vivo por músicos da primeira ordem: o violoncelista Jean-Guihen Queyras interpreta os Seis Cello Suites na primeira peça, enquanto o pianista Pavel Kolesnikov toca as Variações Goldberg na segunda. Uma oportunidade única de ouvir e, de certa forma, “ver” alguma da música mais bela alguma vez escrita.

Anne Teresa De Keersmaeker, Pavel Kolesnikov / Rosas The Goldberg Variations, BWV 988 Culturgest – Fundação CGD

Data

03 Mar 2022
Expired!

Hora

21:00

Localização

Culturgest - Fundação CGD
Edifício-Sede da CGD - Rua Arco do Cego - Lisboa
Janeiro 2022
Fevereiro 2022
Abril 2022
Maio 2022
Junho 2022
No event found!
Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.