AMARO FREITAS – CCB
Em 2024, Amaro Freitas apresenta seu novo disco, Y’Y (a editar a 1 de março pela editora norte-americana Psychic Hotline), através do qual faz uma homenagem à floresta, em especial à Floresta Amazônica e aos Rios do Norte do Brasil.
O novo trabalho a solo apresenta novas texturas, inspiradas no piano de John Cage e na obra marcante do percussionista Naná Vasconcellos.
O espetáculo tem início com Mapingari (Encantado da Mata), criando uma atmosfera de «floresta sonora» a partir de som de pífanos, tambor de trovão, piano preparado e respiração; seguem-se Uiara (Encantado da Água), Viva Naná, uma homenagem a Naná Vasconcellos, Dança dos Martelos e Sonho Ancestral, tema melódico, no qual o piano se apresenta com a m’bira, instrumento musical africano.
Na segunda parte do espetáculo, o pianismo afro moderno de Amaro traz em cena Y’Y, palavra escrita no dialeto Sateré Mawé (um código ancestral indígena que traduzido significa «Água ou Rio») e ainda Mar de Cirandeiras, música em homenagem às Cirandeiras, em especial a Lia de Itamaracá, património vivo da cultura de Pernambuco, e por fim Gloriosa, na qual o artista convida o público a solfejar uma melodia.
Uma experiência musical e emocional única.
Piano, m’bira, rhodes, efeitos de percussão e voz Amaro Freitas
Som João Mendes
Booking em Portugal e produção executiva Radar dos Sons
Management 78 Rotações
AMARO FREITAS – CCB