![ZONE OF AFFECTION exposição colectiva ZABRA (1)](https://i0.wp.com/cartazculturallisboa.pt/wp-content/uploads/2023/12/ZONE-OF-AFFECTION-exposicao-colectiva-ZABRA-1.jpg?fit=1820%2C959&ssl=1)
ZONE OF AFFECTION exposição colectiva ZABRA
De 15 a 17 de Dezembro a ZABRA apresenta no seu espaço em Lisboa, Rua Alexandre Braga 15b, a exposição ZONE OF AFFECTION. Uma mostra coletiva que destaca as ferramentas tecnológicas que desempenharam papéis cruciais nas investigações e criações mais marcantes dos artistas residentes ao longo do ano de 2023.
INAUGURAÇÃO
- SEXTA-FEIRA 15 Dezembro – 19H
HORÁRIO
- SEXTA-FEIRA: 19H – 22H
- SÁBADO: 15H – 19H
- DOMINGO: 15 – 19H
ENTRADA GRATUITA
Durante estes dias, o público terá a oportunidade não apenas de contemplar, mas também de experimentar e interagir com estas inovações. João Pedro Fonseca e o 3D scanning; Carincur e a Realidade Virtual; Filipe Baptista e os microfones modelados por kinect, e Lua Carreira com os sensores de movimento, os artistas da ZABRA libertaram-se de uma veneração exclusiva ao humano, e consideraram-no como uma construção hipotética, um espaço aberto à navegação e intervenção e criaram zonas de afeto onde estabeleceram conexões entre os seus corpos-carne e as tecnologias exploradas.
O uso destas tecnologias desafiaram os artistas a decantar a crença antropocêntrica e implicou deixarem de ancorar o significado humano conforme a física que proclama, em detrimento da metafísica que o inflama, tornando-o um aspecto de um sistema maior e interconectado. Esta exposição não é um fecho, mas uma continuação do caminho que seguirá para 2024. Um ano para continuar a ver os afetos como construção da nossa existência e, invadidos pela afetividade, continuaremos a criar movidos pela força, pelo desejo de estarmos conectados, de comunicar, de afetar e sermos afetados.