Warm-Up MOTELX 2022
O Warm-Up SCML/MOTELX acontece no primeiro fim-de-semana de setembro (dias 1, 2 e 3). O Festival de Cinema de Terror chega à 16.ª edição e realiza-se entre 6 e 12 de setembro, a sala principal do evento é o Cinema São Jorge. O habitual warm-up apresenta, no fim-de-semana que antecede o evento, um programa especial com entrada livre e onde o terror é o elemento principal.
Dia 1 de Setembro (Quinta- Feira)
Convento de São Pedro de Alcântara
Em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Passados 100 anos, ainda é notória a presença de “Nosferatu”, talvez a película mais conhecida de F.W. Murnau.
Esta primeira adaptação (não-oficial) de “Drácula”, do irlandês Bram Stoker, é uma prova da vitalidade e presciência do cinema produzido na República de Weimar que, juntamente com “O Gabinete do Dr. Caligari” ou “M – Matou”, anunciou a ascensão do 3.º Reich — a imigração dos seus criadores para Hollywood provocaria o nascimento do cinema de terror.
2 Setembro (sexta-feira)
Largo Trindade Coelho
Entrada Gratuita
Em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Também a propósito do centenário de “Nosferatu” na tradicional Sessão ao Ar Livre no Largo Trindade Coelho, será exibido o mockumentary neozelandês “What We Do in the Shadows”, realizado em 2014 por Taika Waititi e Jemaine Clement.
Esta comédia de terror segue quatro vampiros que partilham uma casa nos subúrbios, cada qual um estereótipo do tempo que representa: Vladislav, Deacon Brücke, Petyr, e Viago. A dinâmica muda com a chegada de Nick, humano que é rapidamente transformado, colocando em risco o segredo dos quatro vampiros. Apesar de temerem a descoberta, afeiçoam-se a um dos amigos de Nick, Stu, que lhes apresenta os adventos da tecnologia, trazendo para esta casa uma grande novidade: o computador.
3 de Setembro (sábado) | 21h00
Palácio Pimenta — Museu de Lisboa
Entrada Gratuita
No 3.° dia do Warm-Up MOTELX, o Palácio Pimenta – Museu de Lisboa recebe a exibição ao ar livre de “O Fauno das Montanhas”, filme de 1926 realizado por Manuel Vieira, que será acompanhado com música ao vivo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. Esta sessão está também inserida no âmbito do Festival Lisboa na Rua 2022/EGEAC, e é realizada em co-produção com o Projecto FILMar/Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema/EEA Grants.
O “Fauno das Montanhas” é um dos raros filmes rodados na Madeira, por um dos mais importantes realizadores e directores de fotografia do período mudo do nosso cinema, sendo, porventura, o primeiro filme fantástico português. Esta é também uma homenagem a Manuel Luís Vieira, nos 70 anos do seu falecimento.
Mais informação aqui