Avançar para o conteúdo
violin+ Luís Neto da Costa e Dejana Sekulić

violin+ | Luís Neto da Costa e Dejana Sekulić

Concerto violin+
Lisboa Incomum | 20 de Maio de 2023 | 20h
O compositor português Luís Neto da Costa e a violinista sérvia Dejana Sekulić juntam-se no Lisboa Incomum de 17 a 21 de Maio, para uma Residência Artística. Trabalharão uma nova criação do compositor, uma encomenda do Projecto DME, que será estreada em concerto no dia 20 de Maio de 2023, pelas 20h.
A entrada para o concerto é gratuita, mediante reserva para [email protected]
Sinopse:
violino+ é uma performance tecida a partir da curiosa, excitante, peculiar, música aventureira e maravilhosos mundos de sonoros de peças para violino preparado, arco preparado, e outros “+” provenientes das extensões do violino sob a forma de electrónica performativa.
Para esta ocasião, a ênfase está em várias aplicações e utilização de electrónica e meios de comunicação, como extensão e parceiro do violino e da violinista. Estas obras criam frequentemente uma nova interface e interacção entre o instrumento, o material, o intérprete e o público.
O programa sobrepõe-se a lados aparentemente opostos das coisas, apenas para reconciliar a sua percepção e amplificar a sua unidade, existência co-dependente um do outro. O interior e o exterior. Cada um independente, mas sempre influenciando e sob a influência do outro. O núcleo da terra, Magma de João Pedro Oliveira, e o céu, Pathways de Sekulic, como o envelope de toda a existência. Anamorphoses III de Soveral traz esta sobreposição à do eu interior e exterior do ser humano. Esta interacção contínua dos lados do eu é ainda mais confirmada com a interpretação da partitura gráfica de Kreidler #17 da série >Music-19<. Apenas para continuar a partir daí a explorar esta superposição do humano e o seu potencial artificial (futuro?), mas ainda assim criado pelo humano: através do Kreidler’s BOW. A nova criação de Luís Neto da Costa cria uma conversa ao vivo entre o eu físico e este eu artificial, o passado e o presente, através de um cânone quadrifónico no qual o ouvinte pode facilmente perder a noção do que é vivo, quem é vivo, o que se repete, o que conduz e o que se segue, e em que ordem as coisas ocorrem.
Programa:
João Pedro Oliveira: “Magma” (2014)* para violino e electrónica [dur: 11’]
Dejana Sekulic: “Pathways” (2022) partitura em vídeo ao vivo para intérprete, com ou sem instrumento [dur: 7’]
Isabel Soveral: “Anamorphoses III” (1995) para violino e electrónica [dur: 11’]
Johannes Kreidler: “>Music-19< #17” (2020) partitura gráfica, interpretação no violino, electrónica e vídeo [dur: 3’]
Johannes Kreidler: “BOW” (2020) para violino, playback, e vídeo [dur: 6’]
Luis Neto da Costa: “Shades of White” (2023)** para violino e electrónica [dur: 7′]
* encomenda Projecto DME
** estreia absoluta, encomenda Projecto DME

violin+ | Luís Neto da Costa e Dejana Sekulić

Data

20 Mai 2023
Desde

Hora

20:00

Localização

Lisboa Incomum
R. Gen. Leman 20A, 1600-102 Lisboa