Avançar para o conteúdo
Venus Ex Machina TrIsTe Assafrão

Venus Ex Machina | TrIsTe | Assafrão

Identidade. Tema alvo de diferentes análises e leituras nos últimos anos. Identidade, nesta noite, assumida com uma construção e questionamento interior. Talvez por isso, se aproxime de uma leitura permanente e de cariz marcadamente intemporal. Os trabalhos de Venus Ex-Machina, mas sem qualquer hesitação, o de TrIsTe e Assafrão aí estão para o demonstrar. Todxs, apresentam como ponto de partida a ideia da formulação de um eu individual, por um lado, e de um eu colectivo por outro. Ambxs em constante transformação, exponenciado por um contacto e relações cada vez mais prementes e intensas com novos mecanismos de interacção com a tecnologia. Num exercício descarado de colagem, podemos afirmar que os interesses de Venus Ex-Machina são exactamente os mesmos que a Nariz Entupido apresenta, esta noite, nas Damas – ‘O futurismo, pós-humanismo e a fenomenologia da comunicação relacionada com a rádio, que inspiram a sua música de carácter fortemente distintivo e sobrenatural.’.

VENUS EX-MACHINA | Nome com que se dá a conhecer a compositora e produtora Nontokozo F. Sihwa. O seu contributo hábil e afinado é facilmente perceptível nos diferentes trabalhos para editoras como AD93 NON Worldwide e Optimo Music. Não de menor importância, convém destacar a instalação que foi exibido na série seminal ‘Ø’ da Hyperdub (agora publicada pela Flatlines Press) e no Institute of Contemporary Arts (ICA) em Londres. Em 2021, ganhou o PRS Foundation Oram Award por inovação em música e tecnologias de som. Licenciada em matemática, congrega uma curiosidade ilimitada, quanto uma precisão exacta. Dois campos aparentemente contraditórios, mas cujas diferentes ligações e relações são visíveis no seu trabalho. Compôs a “Pirate AI Opera” para o CTM Festival em Berlim e conduziu uma workshop sobre construção de transmissores de rádio no Moogfest na Carolina do Norte. Venus Ex Machina interessa-se pelo futurismo, pós-humanismo e a fenomenologia da comunicação relacionada com a rádio, que inspiram a sua música de carácter fortemente distintivo e sobrenatural. Conta com diversas apresentações ao vivo em vários festivais, incluindo Minimal Music Festival (Amsterdão), CTM Festival (Berlim) e Les Nuits Botanique (Bruxelas). Lecionou e ministrou workshops em várias universidades e instituições culturais conceituadas, incluindo Berklee College of Music, Slade School of Fine Art, Somerset House Studios, Tate Britain, The V&A Museum e para a Creative Europe’s SHAPE Platform. Foi destaque no ‘Sonic Futures’ – documentário da FACT Magazine e do British Council, e atualmente está a tirar um doutoramento em Música e Composição Multimédia na Brown University. Os próximos projetos incluem um single em ‘Suono Assente’ por V/Z (Valentina Magaletti e Zongamin) via AD93 previsto para junho, uma residência sazonal no HQI de Londres, a composição de uma partitura para a dramaturga Florence Keith-Roach e um encomenda da artista americana Victoria Rogers, com foco na música para sonhar. Um terceiro álbum está a ser preparado, com lançamento previsto para o próximo ano, e contará com colaborações como Valentina Magaletti na bateria, Amy Langley no violoncelo e Florence Rutherford-Jones no violino, entre outros.

http://venusexmachina.bandcamp.com/ | https://soundcloud.com/venusexmachina | https://ra.co/dj/venusexmachina | https://instagram.com/venusexmachina | https://www.facebook.com/venusexmachina

TrIsTe | É um espaço colectivo de confusão. Este surge de uma vontade compulsiva de explorar Identidade, submergindo as suas questões em narrativas sonoras e arte visual.

https://instagram.com/_tr.i.ste_ | https://soundcloud.com/tr_i_ste

ASSAFRÃO | Músico e DJ, Assafrão retira inspiração da música que o rodeia, desde as sonoridades rave, ao breakbeat e baixos poderosos. Procura canalizar a sua criatividade e amor pela música através de DJ sets de alta energia, onde apresenta música electrónica que reflete uma ligação pessoal e uma história da música que o entusiasma. Tenta rodear-se constantemente de música, a rádio tem um papel central no seu percurso. Integra os coletivos Instrumental Violence e CIGA239 e faz parte da Rádio Universidade de Coimbra e da Rádio Quântica onde regressa todos os meses para o programa Fuinki. As suas produções musicais incluem lançamentos em editoras nacionais como a Naivety, CIGA239, Mera Label e Coletivo Lenha.

http://assafrao.bandcamp.com/ | https://soundcloud.com/assafrao | https://instagram.com/assafrao_

Entrada | 05 euros

Venus Ex Machina | TrIsTe | Assafrão

Date

15 Set 2023
Desde

Time

23:00

Localização

Damas
R. da Voz do Operário 60, 1170-039 Lisboa
Translate »