
Vânia Fernandes & Júlio Resende – Live Jazz no Távola Jazz Club
Vânia Fernandes – Voz
Terminou a licenciatura em Música, ramo jazz em 2012 da Escola Superior de Música de Lisboa. Tem o curso profissional de canto do Conservatório de Música da Madeira. Passou ainda pelo Jazz pela escola Hot Clube – Escola de jazz Luiz Villas Boas. Tem vários projectos em várias vertentes Musicais, de destacar no fado “Vânia Canta Amália”, no jazz a parceria com o pianista Júlio Resende, no ligeiro a parceria com a Orquestra Imperatriz Sissi, no campo experimental “Lado Luso”.
Participou em diversos eventos musicais entre eles o Angrajazz onde foi acompanhada pela orquestra de Jazz da Ilha da Madeira. Vânia Fernandes integrou a Orquestra de Jazz da União Europeia.
Actuou em diversos Festivais de Jazz, como o Além Tejo Jazz, o Funchal Jazz, o Porto Blue Jazz. Ganhou o Prémio Reconhecimento, atribuído pelo júri da IV Festa do Jazz realizado no Teatro São Luiz, organizado pelo Hot Club de Portugal.
Vânia Fernandes ganhou especial notoriedade pela participação no reality show musical da estação televisiva de serviço público RTP Operação Triunfo 3 conquistando o primeiro lugar.
Em 2008 venceu o Festival RTP da Canção com “Senhora do Mar”, com a qual representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção, participou na segunda semifinal, tendo conseguido um 2ºlugar, apurando-se para a final realizada em Belgrado a 24 de Maio de 2008, facto que Portugal não tinha conseguido desde 2003.
Na mesma final a cantora conseguiu uma posição razoável, sendo 13ª classificada em 25 países concorrentes, obtendo boas votações da França, Suíça, Andorra e da Espanha.
Júlio Resende – Piano
Júlio Resende é um músico, pianista e compositor português.
É um dos mais internacionais músicos portugueses e conta já com oito álbuns editados, num percurso que se inicia no Jazz, passa pelo Fado e pela Palavra, e chega recentemente ao pop-rock, numa procura contínua do lugar perfeito que nunca existe e que só assim lhe permite explorar mais e mais, conseguindo que essa insatisfação e irreverência permitam a quem o ouve, o contacto com novas descobertas.
Depois de ter gravado os seus três primeiros projectos em nome próprio em formato de trio e quarteto de jazz (Da Alma – 2007, Assim Falava Jazzatustra – 2009, You Taste Like a Song – 2011), decide pensar a improvisação sobre outros géneros musicais, como é o caso do Fado, onde cruza tradição com modernidade e lança, a partir do seu piano, um novo olhar sobre a canção portuguesa.
Júlio Resende “Fado Jazz Ensemble” – https://youtu.be/XPJ4sgxeb4w
André Rosinha – Contrabaixo
Natural de Sintra , André Rosinha iniciou os estudos em contrabaixo aos 20 anos, estando inscrito em simultâneo no Conservatório Nacional, na Escola Jazz Luiz Villas-Boas – Hot Clube de Portugal e ainda acompanhado em aulas privadas com Demian Cabaud.
Assistiu ainda a seminários e masterclasses com Dave Holland, Matt Penman, Aaron Goldberg, Reuben Rogers, Greg Hutchinson, Chris Cheek, Jorge Rossy, Matt Renzi, Jon Irabagon, Paulinho Braga ou Matt Pavolka.
Já atuou em múltiplos festivais internacionais de jazz nomeadamente no Jazzaldia, Festival Noches del Botánico e Cadiz Jazz Festival (Espanha), Festival Au Fil des Voix (França), Reset Jazz Festival (Luxemburgo), Jazzfestival Münster e Jazzahead (Alemanha), Sopot Jazz Festival (Polónia), Jazzkar (Estónia) e Kaunas Jazz (Lituânia). Em Portugal é presença habitual nos festivais de jazz, com destaque para o Funchal Jazz e o Seixal Jazz.
André Rosinha já partilhou palco com músicos como Perico Sambeat, Greg Osby, Alexi Tuomarila, Seamus Blake, Marc Miralta, Theo Ceccaldi, Abe Rabade, Jeffery Davis, Xavi Torres, Ben Van Gelder, Roberto Negro e com os portugueses Mário Laginha, João Moreira, Afonso Pais e ainda André Fernandes.
Bruno Pedroso – Bateria
Bruno Pedroso iniciou a sua carreira profissional tocando com grupos pop-rock como os Heróis do Mar e os Mler If Dada. Passou depois pelos Plopoplot Pot, de Nuno Rebelo, e pelos Idefix, de Sérgio Pelágio. A sua ligação ao jazz começou com Pedro Mestre, em cuja banda tocou durante dois anos e na qual acompanhou Maria Viana.
Tem tocado com muitos dos nomes de referência do jazz nacional, como Maria João, Zé Eduardo, Carlos Martins, Paulo Gomes, Tomás Pimentel, Carlos Barretto, Pedro Madaleno, Nelson Cascais, André Fernandes, Nuno Ferreira, Bruno Santos, Afonso Pais e Bernardo Moreira.
Tocou ainda com Nicholas Payton, Aaron Goldberg, Reginald Veal, Chris Cheek, Rick Margitza e Perico Sambeat, entre muitos outros nomes da cena jazzística internacional.
Júlio Resende, André Rosinha e Bruno Pedroso | Carolina (de Chico Buarque) – https://youtu.be/1KlL5QJZl5c
