Avançar para o conteúdo
Upside Down Cuppa Coffee

Upside Down Cuppa Coffee

SINOPSE

O tempo da acção é uma sinapse; uma pausa; um momento de relaxamento.

Uma pausa para café.

Presentes estão quatro jovens, envolvidos numa rede de conhecimentos da qual não têm consciência. Num momento de incerteza acerca das próprias identidades e experiências, estes reflectem sobre o seu passado próximo comum.  A confusão entre a realidade e a ficção instala-se neles próprios e, presos no momento, procuram o sentido dos acontecimentos enquanto partilham um café com os membros do público.

 

Upside Down Cuppa Coffee é a primeira produção do teatroàfaca. Tendo começado o processo de criação em Maio de 2017, com uma equipa diferente daquela com que viria a estrear a 25 de Abril de 2018. O conceito base partia de criar um momento de partilha de uma história na primeira pessoa, com vários pontos de vista, sendo esse também um momento de pausa em que o conforto do café e a tensão da narrativa combatem entre si.

Em 2023, e após muitas outras produções, voltamos a colocar este texto em cena e a relembrar-nos que o teatro também pode ser isto: um momento colectivo de partilha em que o mundo fora da sala pára, e somos transportados para outra realidade, sem necessidade de grandes artifícios e condições técnicas.

Mas apesar de manter o título, é um espectáculo diferente do original. O elenco é outro, já não existem vídeos, e o texto foi adaptado para melhor retratar aquilo que é o mundo seis anos depois. Mantém-se o formato, mantém-se a estética, mantém-se o foco do trabalho em companhia, mas reduzido àquilo que transformava o espectáculo numa experiência – a criação de uma ligação directa entre actor e espectador.

Antes de cada texto, é mostrada uma fotografia tipo Polaroid projectada. Há também ali uma história a ser contada, que será importante para a conexão das várias narrativas. As fotografias que vemos passar funcionam como um quinto intérprete, o único acesso dado a acontecimentos passados.

A interacção entre actores e público é proposta e surge naturalmente. O público poderá responder a alguma pergunta, e curtos momentos de diálogo poderão surgir. Como num rasgo, o momento de pausa é interrompido, o espectáculo termina, e a vida fora daquela sala continua.

FICHA TÉCNICA

Criação: Afonso Molinar

Direcção de Produção: Diana Especial

Assistência de Produção: Laura Ribeiro d’Almeida

Com: Afonso Molinar, Fábio Batista, Pedro Peças, Rita Silvestre

Fotografia: Afonso Molinar

Apoio à produção: Avenidas – Um teatro em cada Bairro, Câmara Municipal de Lisboa, Sistema SMOP e Centro Cultural Malaposta / Minutos Redondos / Câmara Municipal de Odivelas

Agradecimentos: Delta Cafés

Classificação Etária: M/14

Bilhetes disponíveis em: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/121303-upside_down_cuppa_coffee-centro_cultural_da_malaposta/

Date

30 Abr 2023
Desde

Time

20:30

Localização

CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
R. de Angola, 2620-492 Olival Basto
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-centro-cultural-malaposta/

Deixe um comentário

Translate »