Avançar para o conteúdo
Um Mês Acordado ⟡ Exposição de Alexandre Estrela ⟡ ZDB Galeria Zé dos Bois

Um Mês Acordado ⟡ Exposição de Alexandre Estrela ⟡ ZDB Galeria Zé dos Bois

INAUGURAÇÃO: 21 de Janeiro às 18h
De 21 de Janeiro a 21 de Fevereiro

Visitas por marcação para grupos de 5 ou mais pessoas
Contacto: +351 966 237 200
Entrada: 3€

‘Um Mês Acordado’
Alexandre Estrela
Um elemento comum no registo expositivo de Alexandre Estrela, é que os títulos não são o que parecem. “Acordado”, uma das palavras no título, tem um duplo significado. Significa estar acordado, mas também algo que foi acordado, assim, o título pode ser entendido como Um Mês Despertado ou Um Mês de Acordo. Mas porque é que estas duas ideias estão ligadas em português? Será o despertar em si um acordo com a realidade? O sono uma quebra de contrato com o real?
‘Um Mês Acordado’ revela as capacidades cognitivas do espectador sem dormir, questiona a perceção da realidade e, de certa forma, espelha o olhar de alguém permanentemente preso num estado desperto. A exposição conta os relatos de um insone, através de simples técnicas experimentais de realização de filmes, que montam “armadilhas perceptivas”, desencadeando luzes entópticas e zumbidos indesejáveis, uma alucinante experiência extracorporal próxima do chamado cinema do prisioneiro.
A exposição está ancorada em duas ideias fundamentais: que noites de insónias crónicas podem trazer clarividência e que existe uma partitura universal embutida na maior parte da música contemporânea. Para esta experiência comportamental foi acordado que a Galeria Zé dos Bois permanecerá aberta durante 24 horas por dia, 7 dias por semana durante o período de um mês, apresentado obras de arte insones a um público inquieto. Imagens e sons que irão assombrar o observador a um ponto em que as ilusões se tornam concretas.
A exposição conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Paris; Galería Travesía Cuatro, Madrid; ZDB, Lisboa.
____
AVISO: Informamos que, desde 10 de Janeiro de 2022, o acesso à Galeria Zé dos Bois depende da apresentação de certificado digital de vacinação, sendo obrigatório também teste negativo para quem não tenha dose de reforço de vacinação

Um Mês Acordado ⟡ Exposição de Alexandre Estrela ⟡ ZDB Galeria Zé dos Bois

Data

04 - 21 Fev 2022
Expired!

Hora

18:00 - 21:00
Galeria Zé dos Bois (ZDB)

Localização

Galeria Zé dos Bois (ZDB)
Rua da Barroca 59 - Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-galeria-ze-dos-bois/
Fevereiro 2022
Abril 2022
Maio 2022
Junho 2022
No event found!
Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.