Avançar para o conteúdo

Três anos de Távola – Live Jazz no Távola Jazz Club

João Moreira – Trompete

João Moreira nasceu a 11 de Junho de 1970 em Lisboa e toca trompete desde os 11 anos. É licenciado desde Janeiro de 1999 em Jazz e Música Contemporânea pela New School for Social Research (Nova York), onde teve oportunidade de estudar contraponto, teoria atonal e composição com Henry Martin, composição de Jazz e desenvolvimento motívico na improvisação com Richie Beirach, e trompete com Charles Tolliver e Jimmy Owens.
Actuou com diversos músicos portugueses (como Mário Laginha, Maria João e Carlos Barretto) e estrangeiros (Rick Margitza, Bruce Barth, Phil Markowitz, Robert Sadin, Tom Harrel, Tim Hagans, Mark Turner, Ira Coleman, Troy Davis, John Ellis e Sylvia Cuenca). Integra actualmente várias formações: Septeto de Pedro Moreira, Sexteto de Bernardo Moreira, Quinteto de Nuno Ferreira, Lena d’Água, Big Band do Hot Clube de Portugal e a orquestra residente do Festival de Jazz de Guimarães. Com esta última trabalhou com músicos como Markus Stockhausen, Julian Arguelles, Martin France, Nguyen Lê, Carles Benavente e sob a direcção de Gianluigi Trovesi, Bob Mintzer, Maria Schneider, Gil Goldstein e Michael Gibbs.

Verdes Anos (Carlos Paredes) – João Moreira e Ricardo Dias – Funchal Jazz 2023 – https://youtu.be/WDLhiZbgkuY?si=0T7AL4MMjSeMu3Ui

Ricardo Toscano – Saxofone

O saxofonista Ricardo Toscano é uma das maiores figuras do jazz português da atualidade.
Reconhecido na cena do jazz nacional, tem tocado com muitos dos nomes mais marcantes, como Mário Laginha, Mário Barreiros, Carlos Barretto, João Paulo Esteves da Silva, João Moreira, Nelson Cascais, Paula Oliveira, Bruno Santos, Afonso Pais, André Sousa Machado, Mário Delgado, Alexandre Frazão, André Fernandes, José Salgueiro, Júlio Resende, Bruno Pedroso, etc. E, ainda na área da música popular, com Paulo de Carvalho, António Chainho,
Carlos Manuel Proença, Rão Kyao etc.

Em 2013 formou o seu actual 4teto – com João Pedro Coelho, Romeu Tristão e João Pereira – tendo actuado em festivais/palcos de grande relevo.

Zé Maria – Saxofone

Habituado a grandes palcos, é em ambientes intimistas que Zé Maria melhor se expressa, partilhando com o público o seu fascínio pela boa mísica.
O jovem saxofonista conta com impressionantes referências na sua biografia: da prestigiada jazz Orchestra of the Concertgebouw (Amesterdão), até à lenda cabo-verdiana Tito Paris.

Zé Maria com Júlio Resende e Romeu Tristão no Távola Jazz Club – https://www.instagram.com/reel/C9GIVuVslOX/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Bruno Santos

Bruno Santos é um dos mais requisitados guitarristas de jazz de Portugal. Começou os estudos musicais no Funchal, tendo mais tarde frequentado o Conservatório de Faro. Em 2014 foi-lhe atribuído o título de “especialista” na área do jazz, pela ESML.
Bruno Santos tem partilhado o palco com grandes vultos do jazz.

Bruno Santos Almond Trio – https://youtu.be/rfaLN36qIjY?si=RfpsJGztPu9oWIka

Hugo Lobo – Piano

Hugo Lobo nasceu em 2002, mas é já um dos músicos mais ativos na cena jazz nacional, integrando diversos projetos como pianista e organista. Fora do panorama jazzístico, faz também parte da banda do fenómeno Slow J., responsável por um dos últimos grandes abanões na música portuguesa. De momento, Hugo Lobo prepara as composições originais com que espera finalizar em breve o seu primeiro álbum.

Romeu Tristão – Contrabaixo

Romeu Tristão é um dos músicos mais activos na cena jazzízista Portuguesa.
Integra grupos como o Trio/Quarteto do Ricardo Toscano, o Quinteto do Hot Clube de Portugal, o projecto “Carlos Paredes por Mário Laginha”, o Quinteto da Clara Lacerda e a banda The Peace Of Wild Things.
Tem tido também a seu cargo, ao longo dos anos, várias Jam Sessions que se tornaram símbolos da cena local, em locais como Café Tati e O Bom, o Mau e o Vilão.
No circuito internacional, trabalhou com grupos como Aaron Goldberg Trio, Kevin Hays Trio, Fred Nardin Trio, Gadi Lehavi Trio (com disco editado pela Newvelle Records), Daniel Torres “First Statement” (com disco editado pela Outside in Music) e El Camino de José Carra (com disco editado pela Romero Music Spain). É também um dos membros da banda ibérica The Wild Bunch, com quem teve várias digressões.
Nos últimos anos, paralelamente à sua carreira como músico, tem-se dedicado à curadoria do Távola Jazz Club, que se tornou num dos clubes de Jazz mais relevantes do panorama nacional.

André Sousa Machado – Bateria

Iniciou os seus estudos de bateria em 1980 na Escola de jazz do Hot Clube de Portugal. Em 1985 frequentou a Academia dos Amadores de Música onde concluiu o 5o ano de Formação Musical.
Ao longo da sua carreira acompanhou diversos músicos conhecidos do panorama jazzístico internacional, tais como Tete Montoliú, Steve Slagle, Phil Markowitz, Conrad Herwig, Andy Shepard, Karl Berger, Benny Golson, Akiko Pavolka, Matt Pavolka, mas também nacionais de onde se podem destacar, António Pinho Vargas, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, João Paulo Esteves da Silva, Carlos Barreto, Bernardo Moreira, Nelson Cascais, Pedro Moreira, André Fernandes, Jorge Reis.
Sendo um músico versátil, acompanhou diferentes artistas da música portuguesa. Entre 1984 e 1992 integrou a banda do cantor/compositor Fausto, com quem trabalhou regularmente. Entre 2000 e 2003 fez parte da banda da cantora/compositora Mafalda Veiga. Actuou e acompanhou também artistas como Vitorino, Sérgio Godinho, e Brigada Vítor Jara. Tem tocado regularmente desde 2002 com Rão Kyao. De 2007 a 2013 foi baterista do cantor Tony Carreira
A sua actividade tem-se dividido também como professor de bateria, tendo leccionado em diversas escolas de música. Desde 2008 que lecciona na Escola Superior de Música de Lisboa, onde é professor e coordenador do curso de bateria.

André Sousa Machado Trio – https://youtu.be/cF0rhXQNU8k

Tags:

Data

14 Fev 2026

Hora

22:00 - 0:00

Localização

Távola Jazz Club
Távola Jazz Club
R. Cel. Bento Roma n 16, 1700-177 Lisboa