Avançar para o conteúdo
THE EDGE OF UNKNOWN

THE EDGE OF UNKNOWN

 

Mrika Sefa
Nasce no Kosovo, onde começou o seu percurso musical. Foi aluna do Conservatório de Música de Pristina (Kosovo), antes de ingressar na Academia de Música em Basileia (Suíça). Ainda na Suíça e, enquanto bolseira da B.O.G. (Stiftung Basler Orchester-Gesellschaft) e da Fundação atDta, teve a oportunidade de completar a licenciatura na Universidade de Berna e o mestrado na Universidade de Lucerna. Em 2022 concluiu o segundo mestrado em música de câmara, na Hochschule für Musik und Theater, em Leipzig.
De entre os professores com os quais trabalhou, sobressaem os seguintes pianistas: Maria João Pires, Konstantin Lifschitz, Lilit Grigoryan, Caspar Frantz, Miguel Borges Coelho, Ermis Theodorakis, Laszlo Gyimesi, Patricia Pagny, Ronald Brautigam, Claudio Martinez Mehner e Marta Zabaleta.
Entre os diversos prémios que arrecadou, destacam-se o 1° prémio no concurso de piano YAMAHA (Suíça) e o 2° prémio no Concours Musical de France.
Mrika dedica grande parte do seu tempo à música de câmara, trabalhando regularmente com canto (Lied), com o ensemble Contemporary Insights e em duo com violoncelo. Em 2018 fundou o Duo Litanei, juntamente com o violoncelista Hugo Paiva.
Além da sua atividade na vertente da música de câmara, dedica-se à performance de música contemporânea, tendo nos últimos tempos estreado obras dos seguintes compositores: Rui Antunes, Agustín Castellón Molina, Wieland Hoban e Corie Rose Soumah, entre outros. Participou em vários programas televisivos da autoria de Martim Sousa Tavares e, sob a direção do mesmo, apresentou-se como solista com a Orquestra Sem Fronteiras.
Os seus interesses também passam por outras áreas artísticas. Trabalha regularmente com o artista plástico Fidel Évora, em projetos interdisciplinares, e, mais recentemente, fez direção musical na peça de teatro “Noite de Reis”, com encenação de Ricardo Neves-Neves.Margarida Belo da Costa
Natural das Caldas da Rainha, iniciou o seu percurso na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. Diplomada pela RAD, os seus estudos desenvolveram-se paralelamente com a Dança Moderna e Contemporânea.
Em 2004 ingressou como bailarina no Grupo Experimental de Dança onde interpretou peças de Catarina Moreira, Bruno Cochat, Daniel Cardoso, Rui Lopes Graça, entre outros.
Em 2009 ingressa na Escola Superior de Dança, terminando em 2012 a licenciatura e recentemente o 1o ano do Mestrado Profissionalizante em Educação. Como bailarina, trabalhou com: Quorum Ballet com a direção de Daniel Cardoso (2013/14); Teatro Mosca com a direção de Pedro Alves (2014/15); Teatro Meridional com a direção de Natália Luisa e Miguel Seabra (2016), ACSC António Cabrita e São Castro (2016) e Companhia de Dança de Évora com a direção de Nélia Pinheiro (2017).
Como criadora, apresentou as peças: “Step 1” para o GED-EVDCR (2012); “displaced episodes” BOX NOVA-Centro Cultural de Belém (2015); “The Place to be” (2016) para a DC Companhia Jovens Bailarinos, e co-criou a peça “How do you want to be today?”com Elson Ferreira para o Festival MUSCARIUM#2 (Sintra,2016).
Em 2018 apresentou a peça “Too Loud, Too Specif” (Malaposta, Lisboa), presentemente é coreógrafa convidada da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (Lisboa).

Um concerto coreografado ou uma coreografia acompanhada ao piano, The Edge of the Unknown é um espetáculo onde as composições de Ligeti tocadas por Mrika Sefa se fundem com a intuição de Margarida Belo da Costa. Uma pianista e uma bailarina, a música e a dança, um piano e um corpo: dois rostos para o mesmo fenómeno.
No centro do programa, a incontornável Musica Ricercata, conjunto de peças onde o rigor da composição (o primeiro andamento apenas faz uso de uma nota, o segundo usa duas, e assim sucessivamente até ao total das 12 notas), aliado à sua surpreendente frescura e riqueza tímbrica, convidam a uma interpretação em dança e movimento.
Este espetáculo é uma encomenda do Festival de Sintra 2023.

Intérpretes:
Mrika Sefa, piano
Margarida Belo da Costa, coreografia e dança

Programa:
G. Ligeti

  • 4 Early Pieces
  • 2 Capricci
  • Chromatische Phantasie
  • Estudos 5 e 11
  • Bagatelles for David Tudor
  • Musica Ricercata

THE EDGE OF UNKNOWN

Data

21 Jun 2023
Desde

Hora

19:00

Localização

Edifício Multiusos Cultural de Belas
Praça 5 de Outubro 16, 2605-021 Belas
Categorias