Avançar para o conteúdo
Slow Horror

Slow Horror

No seguimento do último ciclo de cinema Slow Horror exibido em outubro do ano passado na PROSA e do seu êxito junto de um público que nutria uma expectativa diferente dos filmes clássicos de terror, destacamos novamente o Slow Horror como o termo que achamos fazer mais sentido para caracterizar esta nova tendência do género, este lado mais autoral, diferenciado ou experimental do terror. Aqui há uma tensão acumulada, um terror constante, um sentimento geral de algo está mal, e o foco é o de criar uma sensação de desconforto, pavor e ansiedade, privilegiando os aspetos visuais e auditivos do filme. Os filmes do Slow Horror utilizam muito o espaço como fonte do terror, a exploração da lentidão, os planos estáticos ou de pouco movimento, planos longos que ajudam a contemplação e introspeção.

Os dois filmes deste ciclo: Donnie Darko (Richard Kelly, 2001) e It Follows (David Robert Mitchell, 2014) apresentam características e abordam temáticas que os associam ao Slow Horror. No primeiro presenciamos um pesadelo acordado, um terror constante que não sabemos quando, ou se, terminará. (…) Já o segundo é também uma obra recheada longas sequências de paranoia e inquietação, onde os “vilões” caminham lentamente em direção à câmara, gerando pavor, apreensão e claustrofobia.(…). Fábio Sequeira (curador do ciclo)

Mais informação aqui

23 jun: 19h30
DONNIE DARKO
De Richard Kelly
2001 | 1h53’ | M/16

24 jun: 19h30
IT FOLLOWS/ Vai Seguir-te
De David Robert Mitchell
2014 | 1h40’ | M/14

Todos os filmes do Cinema PROSA são exibidos em pixel iluminado (ecrã QLED 65’’) em sala condicionada ao máximo de 24 espectadores

3 €

Translate »