SHCURO + YIZHAQ
SHCURO
Shcuro e José Acid são os dois alter egos do lisboeta João Ervedosa. Um apaixonado divulgador de música de dança, não apenas enquanto produtor, DJ e radialista mas igualmente através do seu trabalho de designer gráfico e manager de editoras discográficas.
A sua influência no panorama musical lisboeta começou a crescer através de projectos que contribuiram para uma mudança positiva na cena local. Primeiro através da Noite Paraíso, uma extensão da editora e programa de rádio. O foco destas noites é juntar na cabine talentos emergentes com pioneiros da música de dança portuguesa. Em seguida veio a House of Frágil no Lux Frágil, em conjunto com Dexter, uma noite dedicada ao início da house music. Por fim, a No Ufo’s com Photonz – noite focada nas sonoridades sci-fi do electro e dos breakbeats.
Entre várias colaborações e remisturas, onde se destacam Lake Haze, Maria Amor, Photonz, Vil ou Violet, gravou vários EPs para editoras como a Klakson, Naive, ou Dark Entries Records.
Os sets de Shcuro são uma mistura hipnótica de techno com influências dub e Detroit, electro e breakbeats. Aparte das atuações regulares no Lux Frágil e Planeta Manas, inclui passagens por alguns dos melhores clubes e festivais de toda a Europa, tais como o Berghain, Tresor e ://About-Blank (Berlin), Blitz (Munique), Jasna1 (Varsóvia),The Villa e Blä (Oslo), Iboat (Bordeaux), La Belle Electrique (Grenoble), Gare e Indústria (Porto), Festival Forte ou Boom Festival, mas também rádios de renome como a Rinse FM ou a NTS.
Em 2014 funda a Sombra, editora virada para os lados mais soturnos e sujos do techno, ambient e drone e em 2015 dá início à Paraíso, editora de vinil, club night e programa de entrevistas na Rádio Quântica, focada em sonoridades rave criadas por produtores portugueses: o passo seguinte para concretizar a sua visão da música de dança, numa plataforma que celebra a música que um dia foi apelidada de “underground house music from a paradise called Portugal”. Uma homenagem à rave portuguesa que nasceu nos anos 90 e continua, hoje, a trilhar o seu caminho. Para que a herança cultural nunca se perca e continue a polvilhar o inconsciente colectivo.
YIZHAQ
Yizhaq tem sido um membro ativo na comunidade queer de Lisboa desde 2017, não só como DJ mas como programador na Rádio Quântica (Lisboa), na WIDE Radio (Reino Unido) e colaborador em diversos projetos LGBT. A influência da diversidade de sons que cresceu na periferia de Lisboa como Kuduro, Kizomba e Afrobeats são notórios nos seus DJ sets. Com passagens pelo Boiler Room, Lux frágil e Pérola Negra, Yizhaq mistura vários ritmos que trazem uma energia vibrante para a pista de dança.