Avançar para o conteúdo
Sessão dupla Cocina Aural e En mi piel

Sessão dupla: “Cocina Aural” e “En mi piel”

  • SÁBADO, 16:30

Local

Auditório 2 Fundação Calouste Gulbenkian

Filmes falados em Espanhol com legendas em Português. A conversa decorre em Espanhol com tradução simultânea para Português e terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Preço

Entrada gratuita
Mediante levantamento no dia, a partir das 10:00. Máx. 2 bilhetes/pessoa.
Sessão de apresentação de duas curtas-metragens realizadas no âmbito da iniciativa Art for Change, da Fundação “la Caixa” (Espanha), a que se seguirá uma conversa com o público.

Com foco nas obras apresentadas, a conversa moderada pelo ator e encenador Marco Paiva irá refletir sobre como as linguagens artísticas são desafiadas a reinventarem-se quando trabalham com corpos diversos e pessoas com deficiências. Participam na conversa Juan Manuel Aranda (diretor artístico Cocina Aural), Isidro Sánchez (realizador Cocina Aural), José Galan (diretor artístico Flamenco Inclusivo) e Lola García-Baquero (intérprete En mi piel).

Imagem © Agustín Rodriguez

Cocina Aural

Documentário / 19 min. / 2022 / Espanha

Cocina Aural é um projeto cultural que combina criação sonora e gastronomia, convidando pessoas com deficiência visual a explorar novas ferramentas e vias de expressão tendo a audição e a culinária como base de criação artística. Das experiências e receitas sonoras resultantes dos workshops feitos no âmbito do projeto, os participantes passam ao plano pessoal e doméstico, onde colocam em ação tudo o que aprenderam, sentindo-se livres para inovar e experimentar, envolvendo inclusivamente as suas famílias no processo. 

Este documentário baseia-se na observação dos processos pessoais, reações e interações dos participantes ao longo dos workshops, para dar a conhecer o modo como esta experiência lhes ofereceu a descoberta de uma dimensão – a sonora – de outro ponto de vista, não como um mero guia, mas como material e conteúdo para explorar o seu dia a dia de uma forma diferente.

En mi piel

Não ficção / 14 min. / 2022 / Espanha

Numa sociedade de corpos plurais e diversos, somos muitas vezes submetidos à tirania da homogeneização de parâmetros. Por oposição, o flamenco utiliza o poder subversivo da arte para dar poder a corpos diversos em palco. A deficiência deixa, assim, de ser uma limitação para passar a ser um ponto de partida criativo.  

En mi piel é uma peça de vídeo-dança em formato de curta-metragem, realizada por pessoas com diferentes capacidades, que tem como objetivo tornar visíveis, em palco, corpos diversos.  

Sessão dupla: “Cocina Aural” e “En mi piel”

Date

27 Jan 2024
Desde

Time

16:30

Localização

Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian
Av.de Berna,45 - Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-fundacao-calouste-gulbenkian/
Translate »