Serpentário ❋ Carlos Conceição [ciclo de cinema ‘Num Mundo que se Reinventa’]
𝐒𝐞𝐫𝐩𝐞𝐧𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐨 ❋ 𝐂𝐚𝐫𝐥𝐨𝐬 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 (Portugal, 2019) 18 Setembro • segunda 21h duração: 80 min classificação etária: +12
❋ ENTRADA LIVRE
Numa África devastada pelo apocalipse, um rapaz solitário vagueia à procura do fantasma de sua mãe. Perdido entre o cenário de guerra e a necessidade de sobreviver num universo que um dia conheceu muito bem, ele precisa superar os seus obstáculos interiores antes de qualquer peregrinação.
𝐂𝐚𝐫𝐥𝐨𝐬 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 Carlos Conceição, natural de Angola, é Licenciado em cinema pela ESTC de Lisboa, e em Literatura Inglesa do Romantismo. A sua primeira curta-metragem, “Carne” (2010), foi premiada com o prémio Novo Talento no Indie Lisboa em 2010, enquanto “Versailles” (2013) competiu no prestigiado Festival de Locarno. Ambos os filmes “Boa Noite Cinderela” (2014) e “Coelho Mau” (2017) estrearam em competição no Festival de Cannes com óptimas reacções de público e crítica. “Coelho Mau” veio ainda a ganhar diversos prémios internacionais e o prémio Sophia de melhor curta-metragem portuguesa. Também foi alvo de retrospectivas integrais na Cinemateca Francesa em Paris e no Festival de Cinema de Amiens, bem como no Curtas Vila do Conde. A longa-metragem “Serpentário” estreou no Festival de Berlim em 2019 e granjeou prémios ao longo do ano que se seguiu, entre os quais o de melhor primeira longa no DocLisboa, o de melhor filme no SiciliaQueer, melhor filme e melhor montagem no FilmMadrid, melhor realizador em Pontevedra, bem como uma menção honrosa de Melhor Filme no Festival Nouveau Cinema em Montreal e o prémio do público em Burgas, Bulgária. O filme integrou ainda a programação das mais importantes mostras não competitivas europeias, como por exemplo a Vienalle. “Um Fio de Baba Escarlate” é o primeiro de 3 filmes de uma hora que satirizam um submundo ficcional na Lisboa de hoje. (Carlos Conceição não escreve segundo o Novo Acordo Ortográfico)
___________ — ‘𝐍𝐮𝐦 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞 𝐑𝐞𝐢𝐧𝐯𝐞𝐧𝐭𝐚’ (ciclo) Nos meses de setembro e outubro, a Rua das Gaivotas 6 acolhe o ciclo de cinema “Num Mundo Que Se Reinventa”, comissariado pelo Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, integrado no programa “Gaivotas no Pátio”. São apresentadas quatro obras da nova produção cinematográfica portuguesa de jovens realizadores que se têm destacado ao longo dos últimos anos
Serpentário ❋ Carlos Conceição [ciclo de cinema ‘Num Mundo que se Reinventa’]