
Romeu Tristão & João Pereira present Bill McHenry – Live Jazz no Távola Jazz Club
Bill McHenry – Saxofone
Bill McHenry, nascido em 1972, é um saxofonista e compositor de jazz americano. Ele é o líder do Bill McHenry Quartet e lançou mais de uma dúzia de álbuns em seu próprio nome, além de colaborar em muitos outros.
McHenry nasceu em Blue Hill, Maine, em 1972. Ele frequentou a Interlochen Arts Academy e depois estudou no New England Conservatory of Music.
McHenry mudou-se para Nova Iorque em 1992. A sua estreia discográfica como líder foi Rest Stop, com Ben Monder, Chris Higgins e Dan Reiser, em 1997. Seguiu-se Graphic, dois anos depois, com Ben Monder, Reid Anderson e Gerald Cleaver. Em 2002, gravou a sua música com Paul Motian, o que levou a apresentações no Village Vanguard e a mais dois álbuns, Roses e Ghosts of the Sun, também com Ben Monder e Reid Anderson. Proximity, uma gravação em duo com o baterista Andrew Cyrille, foi lançado por volta de 2016.
Romeu Tristão – Contrabaixo
Romeu Tristão É um dos músicos mais ativos da cena jazzística lisboeta, integrando grupos como o Quarteto do Ricardo Toscano (com disco editado pela Clean Feed), o Septeto do Hot Clube de Portugal (com dois discos pela label @HOTCLUBE), o Palheta Jazz Trio e o El Bulo Jazz Trio. Teve também a seu cargo várias Jam Sessions semanais que se tornaram símbolos da cena local, em locais como o Bom, o Mau e o Vilão, o Café Tati e o Palheta Bar.
Romeu Tristão no Contrabaixo no Quarteto Ricardo Toscano – https://youtu.be/oNn5HkDJ56A
João Pereira – Bateria
João foi reconhecido com o prêmio de Melhor Instrumentista na Festa do Jazz do S. Luiz, além de conquistar o 1.º lugar no Prémio Jovens Músicos na categoria de ensemble. Atualmente, destaca-se como músico ativo na cena musical portuguesa, apresentando-se em diversos locais ao redor do mundo e colaborando com artistas de renome, como Jacob Sacks, Mário Laginha, Jorge Rossy, Akiko Pavolka, Pedro Moreira, Enrique Oliver, Perico Sambeat, Sara Serpa, André Fernandes, André Matos, Bruno Santos, Jaume Llombart, Peter Bernstein, Demian Cabaud, Masa Kamaguchi, Nelson Cascais, Bernardo Moreira, Dee Jay Foster, Jose Carra, João Moreira, Gonçalo Marques e Félix Rossy.
Além disso, João é parte integrante das bandas Centauri, Ricardo Toscano Quarteto, Kinetic, Practically Married, MA e Trio de Jazz de Loulé. Em colaborações no âmbito teatral e de performance, trabalhou com Tonan Quito, Filipe Melo, Paula Diogo, Alex Cassal e Miguel Moreira. Também se desenvolve como professor na Escola de Jazz Luiz Villas Boas do Hot Clube de Portugal.
Ricardo Toscano & João Pereira “Improvisação #1” – https://youtu.be/WQjIn9D22CM

