Avançar para o conteúdo
RODRIGO CUEVAS + BANDUA - MISTY FEST

RODRIGO CUEVAS + BANDUA – MISTY FEST

Rainha da edição 2023 do FMM Sines, proclamação do diário Público, Rodrigo Cuevas vai trazer um novo espetáculo ao Misty Fest. “La Romeria” é o título do novo trabalho do artista de Oviedo, Espanha, nascido em 1985 que se apresenta como fonte de “agitação folclórica e eletrónica, estrela do campo, humor, erotismo elegante, hedonismo e celebração dos direitos inegociáveis”. Cuevas faz parte de uma nova geração de artistas espanhóis que procura na tradição os argumentos para apresentar ao futuro. E pelos vistos esses argumentos têm no peso certo. O autor do espetáculo “Trópico de Covadonga” mereceu o Prémio Arcoíris 2022 atribuído pelo Ministério da Igualdade, em Espanha, bem como o Prémio Ojo Crítico da RNE em 2021 ou, entre várias outras distinções que espelham uma ampla aclamação, o prémio MIN 2020 para Artista Revelação na sequência do seu álbum de estreia, Manual de Cortejo.

Há novo material neste espetáculo pensado para 2023 e mais adiante: “Como YÉ?!” ou “Más Animal” são alguns dos seus mais recentes sucessos e provas claras de que a sua original combinação de modos tradicionais e produção moderna, de humor, ironia, erotismo e crítica na ponta da língua lhe tem garantido um lugar de crescente importância não apenas em Espanha mas no mais vasto contexto Ibérico. Aplaudi-lo é importante e necessário.

 

Os Bandua, duo formado por Tempura the Purple Boy e Edgar Valente, seguem para a estrada com um novo espetáculo. O alinhamento contará com vários temas inéditos, “Bandeiras” – tema que levaram ao Festival da Canção – e canções que integram o primeiro disco da dupla, um dos mais aclamados pela crítica em 2022. O êxito desse ano refletiu-se em mais de 30 concertos e na presença do seu álbum de estreia em inúmeras listas de melhores álbuns do ano.

Nesse disco, o homónimo Bandua, a dupla agarrava no cancioneiro popular da região da Beira Baixa e reinterpretava-o em jeito de folk eletrónica, à moda do downtempo berlinense. Por sua vez, “Bandeiras” amplia esse imaginário da música de raiz popular portuguesa, para lhe acrescentar os ritmos da música electrónica global, com novas influências que vão desde o breakbeat ao dubstep, convergindo num estilo que a dupla apelida de tugastep.

Bilhetes

RODRIGO CUEVAS + BANDUA – MISTY FEST – Capitólio

Data

03 Nov 2023
Desde

Hora

8:00 - 18:00

Localização

CINETEATRO CAPITÓLIO
CINETEATRO CAPITÓLIO
Parque Mayer, 1250-096 Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-cineteatro-capitolio/
Categorias
Translate »