Avançar para o conteúdo
RITA VIAN MISTY FEST - MUSEU DO ORIENTE

RITA VIAN | MISTY FEST – MUSEU DO ORIENTE

Rita Vian é uma das mais sólidas promessas da cena musical portuguesa contemporânea. A artista estreou-se formalmente com CAOSA, e que teve carimbo editorial da Arraial e que conta com produção de Branko. Mas há um percurso anterior que a ajudou a firmar as ideias, incluindo os Beautify Junkyards, banda de que fez parte e com que gravou dois álbuns, e algumas notáveis participações em trabalhos de Mike El Nite ou DJ Glue, sinais de uma irrequietude criativa que a levaram a acercar-se cada vez mais do universo da música urbana e eletrónica sem nunca deixar de manter um pé mais próximo da tradição, que se sente de forma clara nos contornos fadistas da sua voz e na sua entrega interpretativa.

Em 2020, quando lançou o clipe para o tema purga (da autoria de João Pedro Moreira), a artista proclamava a sua filiação em entrevista ao Rimas e Batidas: Mas acho, acima de tudo, que há muita liberdade a ser celebrada e muita vontade de escrever diferente na música portuguesa neste momento, que é algo que me inspira bastante. Acho que há cada vez mais vontade de arriscar. Não só no que toca ao fado, mas também à vontade de cantar em português noutros géneros, que me deixa com a sensação de que há uma corrente muito positiva a ganhar força. Acho que os maiores exemplos de novos fados neste momento são o Pedro Mafama e o Conan Osiris.

Depois de ter também colaborado com Branko em Sereia, a artista formou a sua visão de uma música moderna, de temperamento eletrónico, mas com alma portuguesa funda num EP que mereceu os mais rasgados elogios por parte da generalidade da imprensa nacional. No final de 2021, João Mineiro escrevia sobre a sua passagem pelo palco do Tivoli BBVA: Há cantoras e cantores que são notáveis intérpretes e que se agigantam recorrendo e homenageando textos poéticos de outras pessoas. Há também quem escreva magníficas canções, brilhando na generosidade com que oferecem as suas palavras à voz e à interpretação dos outros. Rita Vian abraça os dois mundos de forma simétrica e intuitiva, conjugando, delicadamente, o seu lado autoral, poético e íntimo, com uma interpretação sublime na hora do canto e no tempo do encontro com o público. Depois de ter passado por palcos ainda maiores, em festivais como o ID_No Limits ou Nos Primavera Sound, Rita Vian prossegue na sua tranquila, mas segura caminhada em direção ao futuro, afirmando-se como um dos nossos mais preciosos tesouros do presente.

PREÇOS

Bilhete 15€
(sem descontos em vigor)

RITA VIAN | MISTY FEST – MUSEU DO ORIENTE

Data

06 Nov 2022

Hora

21:00

Localização

Museu do Oriente
Doca de Alcantara Norte, Av. Brasília, 1350-352 Lisboa




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.