
REQUIEM DE W. A. MOZART
Coro Ricercare
Enrico Saverio Pagano, maestro
Raquel Camarinha, soprano
Rita Morão Tavares, contralto
Frederico Projecto, tenor
Laurence Meikle, baixo
Orchestra da Camera Canova
A Orchestra da Camera Canova foi fundada em 2014 por Enrico Savario Pagano, e dedica-se sobretudo à execução de obras do repertório clássico. Esta orquestra tem colaborado com os mais prestigiados jovens instrumentistas do panorama musical italiano, em média com 25 anos de idade. Foi considerada pelo periódico La Repubblica como “uma das melhores orquestras juvenis”, e desde a sua formação, tem realizado concertos dentro e fora de Itália. Tem colaborado com instituições como: Arena di Verona, Teatro Dal Verme em Milão, Teatro Comunale di Ferrara, Teatro Alighieri di Ravenna, Festival della cultura di Bergamo, Teatro Comunale di Mantova, Vivaldi Festival em Veneza, Aula Magna da Universidade La Sapienza de Roma e Valletta Baroque Festival, e ainda com artistas como Alessandro Baricco, Gloria Campaner, Simone Zanchini, Manuela Custer, Ginevra Costantini Negri e Tommaso Lonquich. Em maio de 2021, editado pela Sony Music, a Orchestra da Camara Canova lançou o seu primeiro álbum, dedicado a Giovanni Paisiello. Posteriormente, lançaram um outro álbum dedicado à obra de Beethoven, também editado pela Sony Music, que foi nomeado para os International Classical Music Awards 2023.
A Orchestra da Camara Canova é residente da Istituzione Universitaria dei Concerti (Rome) e da Verbano Musica Estate (Locarno, Switzerland),
e é apoiada pela Ensto – Apollo e Auriga Srl.
Enrico Saverio Pagano
Destacado pela Forbes como uma das cem personalidades com menos de 30 anos de idade que irão mudar Itália, o maestro Enrico Saverio Pagano é o diretor artístico da Orchestra da Camera Canova. Maestro residente e consultor artístico da Istituzione Universitaria dei Concerti (Roma), Enrico fundou e dirige a Orchestra Canova desde os seus 19 anos de idade, tendo realizado mais de cem concertos em locais como Arena di Verona, Teatro Comunale em Ferrara, Aula Magna da Universidade La Sapienza em Roma, Teatro Alighieri em Ravenna e Teatro Comunale em Mântua.
Tem colaborado com artistas como Alessandro Baricco, Daniela Barcellona, Ruth Iniesta, Gloria Campaner, Simone Zanchini, Manuela Custer, Vittorio Prato, Gabriele Cassone e Tommaso Lonquich.
Enquanto maestro convidado, Enrico colaborou com o Teatro Verdi em Trieste (Gluck: Orfeo ed Euridice), a Orchestra Cherubini, o Festival Internacional de Piano de Brescia e Bergamo, a Orchestra I Pomeriggi Musicali (Milão), a Orchestra Sinfonica di Sanremo e o Teatro Lopez de Ayala em Badajoz, Espanha. O primeiro álbum de Eurico foi editado pela Sony Music em maio de 2021, e inclui algumas das primeiras gravações da obra do compositor Giovanni Paisiello. Em 2022, o seu segundo álbum, dedicado a Beethoven, foi também editado pela Sony Music, e foi nomeado para os International Classical Music Awards. Em setembro de 2022, com a Canova Orchestra, foi o primeiro maestro a ser convidado para actuar em Prócida – capital italiana da cultura nesse mesmo ano.
REQUIEM DE W. A. MOZART