Avançar para o conteúdo
Recital de Clarinete e Piano - Rodrigo Neves e Manuel Prata

Recital de Clarinete e Piano – Rodrigo Neves e Manuel Prata

A Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música, o Museu Nacional da Música e a FAMART apresentam:
Recital
Clarinete: Rodrigo Neves
Piano: Manuel Prata
inserido no Ciclo de Concertos FAMART@MNM
(Associação Cultural e Artística Juvenil de Vila Nova de Famalicão e Museu Nacional da Música)
Bilhetes para o espectáculo:
[email protected] ou, das 11:00 às 17:00, pelo telefone 21 771 09 90.
O uso de máscara é obrigatório
Bilhete: 5 ♪ | Sócios: 3 ♪ |
PROGRAMA
Carlos GUASTAVINO – Rosita Iglesias
Johannes BRAHMS – Sonata para clarinete e piano op.120 n.1
(breve pausa)
Charles-Marie WIDOR – Introduction et Allegro
Francis POULENC – Sonata para clarinete e piano
RODRIGO DE OLIVEIRA NEVES
Natural de Mira, Coimbra, iniciou os seus estudos musicais em 2008, ingressando no ano seguinte no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, na classe do professor Nelson Aguiar, onde concluiu o 8º grau de clarinete com a classificação máxima. Posteriormente, ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na classe de António Saiote, onde concluiu a licenciatura em 2021.
Ao longo dos anos, trabalhou com vários clarinetistas, destacando António Saiote, Pascal Moraguès, Nicolas Baldeyrou, Florent Héau, Iva Barbosa, Nuno Silva, Nuno Pinto, Luigi Magistrelli, Sun Zhen, Luís Carvalho, Justo Sanz, Josep Fuster.
Foi laureado em vários concursos nacionais e internacionais, destacando-se o 1o prémio no High School Competition, organizado pela International Clarinet Association e integrado no ClarinetFest 2018 em Oostende, na Bélgica e o 1º prémio na categoria Júnior do VIII Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas, organizado pela Associação Portuguesa do Clarinete.
Trabalhou com os maestros Pedro Carneiro, António Saiote, Jan Wierzba, Ernst Schelle, Rui Pinheiro, Paulo Martins e Luís Carvalho e com os solistas Vasco Dantas Rocha, Tatiana Samouil e António Rosado.
Foi selecionado para o estágio OJ.COM em 2018 e integrou a Jovem Orquestra Portuguesa entre 2016 e 2021, com a direção de Pedro Carneiro. Tem também colaborado com a Orquestra de Câmara Portuguesa e com a Orquestra Filarmonia das Beiras.
MANUEL PRATA nasceu no Porto em 2002. Aos 7 anos de idade, iniciou os seus estudos de piano na EAMCN, em Lisboa, com o professor Eduardo Regula. Prosseguiu, posteriormente, os seus estudos na classe da professora Ana Valente. Em 2020, iniciou a sua licenciatura na ESML, estudando com os professores Artur Pizarro e Miguel Henriques.
Desde 2015 que integra um grupo de música de câmara (Da Caprio), com os seus colegas Francisco Esteves (violino) e Vasco Ferrão (violoncelo), orientado pela professora Anna Tomasik até 2020.
Tem atuado por diversas vezes em diferentes salas de concertos em Portugal, como o Palácio da Ajuda, Teatro Nacional de São Carlos, CCB, Fundação Calouste Gulbenkian e Casa da Música. Teve também a oportunidade de tocar a solo com as orquestras da EAMCN (sinfónica e de sopros) e com a Jovem Orquestra Portuguesa, esta última juntamente com o Da Caprio, com quem também atuou no Tonhalle em Düsseldorf.
Tem sido bem-sucedido em diferentes concursos em Portugal. Entre eles, destacam-se os Concursos Internacionais de Piano da Cidade do Fundão (1.º prémio em 2012 e 2016 e 2º prémio em 2018) e de Santa Cecília, Porto (1º prémio em 2014). Em música de câmara, destaca-se o Concurso JOVEM.COM (1.ºs prémios em 2016 e 2018) e o Prémio Jovens Músicos (1.º prémio em 2018).
Trabalhou também com vários professores em diversas ocasiões. Frequentou diversas masterclasses de piano com diferentes professores, como Eldar Nebolsin, Katya Apekisheva, Filipe Pinto-Ribeiro, Heribert Koch, Henri Sigfridsson, Réne Lecuona e Gottlieb Wallisch. Já em música de câmara, trabalhou com Pascal Moraguès, Pedro Carneiro, Paulo Gaio Lima, Xavier Gagnepain, entre outros.

Recital de Clarinete e Piano | FAMART@MNM | Rodrigo Neves e Manuel Prata Museu Nacional da Música

Data

14 Abr 2022
Desde

Hora

18:00

Localização

Museu Nacional da Música
R. João de Freitas Branco 12, 1500-359 Lisboa
Categorias

Deixe um comentário

Translate »