RECITAL A SOLO DE RAÚL DA COSTA
In a Landscape
Chopin
4 Baladas
Thomas Adès
Darknesse Visible
M. Mussorgsky
Quadros de uma Exposição.
Biografia:
Raúl da Costa, pianista premiado em diversos concursos nacionais e internacionais. Desde muito novo é presença recorrente nas salas mais emblemáticas do país, salientando-se, ainda, o sucesso obtido em diversos festivais internacionais de música, destacando-se salas como Konzerthaus Berlin, Palau de La Musica Catalana, Radio France, entre muitos outros palcos por toda a Europa, Estados Unidos da América e Ásia.
Nasceu na Póvoa de Varzim em 1993. Iniciou os seus estudos na Hochschule für Musik, Theater und Medien, em Hannover, na classe do reconhecido professor e pedagogo Karl-Heinz Kämmerling e Prof. Bernd Goetzke. Atualmente, é assistente de Prof. Kirill Gerstein na Hochschule für Musik Hanns Eisler Berlin. Teve, também, oportunidade de trabalhar com Dmitri Bashkirov, Ferenc Rados, Galina Eguiazarova, Tatiana Zelikman, Boris Berezovsky e Maria João Pires.
Apesar da sua jovem idade, fez a estreia absoluta de obras de compositores como Luiz Costa, Fernando Lopes-Graça, Eduardo Patriarca e Amílcar Vasques-Dias, e também trabalhou com compositores como Thomas Adès, Valentin Silvestrov e Brad Mehldau. Aos 12 anos de idade fez a sua estreia com orquestra na Casa da Música, e desde então tem colaborado com maestros como Theodore Kuchar, Antonio Pirolli, Joseph Swensen, Stefan Blunier, Martin Andre, Vladimir Lande, Vitaliy Protasov, Raphaël Oleg, a par de orquestras como a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Filarmónica Janacek, Deutsches Kammerorchester Berlin, a Orquestra Sinfónica do Estado da Sibéria e a Orquestra Sinfónica de Antalyia.
A sua interpretação do 4° Concerto para Piano de Rachmaninov com a Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direção de Stephan Blunier, foi editada em CD e radiodifundida internacionalmente
Raúl da Costa assumiu, em 2018, o cargo de Diretor Artístico do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim
RECITAL A SOLO DE RAÚL DA COSTA