Avançar para o conteúdo
RAFAEL TORAL SPACE SEXTET

RAFAEL TORAL – SPACE SEXTET

Space Sextet é uma versão expandida do quarteto homónimo, de certa forma um “milagre” porque assenta no impossível. Um discurso de electrónica abstracta que decide “falar” a língua humana a partir do jazz. O fraseado melódico é articulado usando recursos como o feedback, que não podiam ser menos apropriados, mas que dificilmente seriam mais livres. Rafael Toral continuamente repensa a música e especializou-se nesta prática instrumental enquanto exploração das noções de espaço e de silêncio. Desde o seminal Space (2006), os seus feedbacks são modelados por referências do noise, rock, ambient e electrónica, inspirados pelo pensamento de pioneiros do “espaço” como Bill Dixon ou Miles Davis.

Esta música electrónica atípica tem expressão máxima no Space Sextet, que deve a sua fluidez à inteligência composicional, inventividade, clareza, escuta atenta e abertura entre géneros que são comuns aos experientes Hugo Antunes (contrabaixo), Nuno Morão (bateria) e Nuno Torres (saxofone alto e instrumento electrónico), a que se juntam Yaw Tembe (trompete) e Riccardo D. Wanke (piano eléctrico).

Na mecânica peculiar do Space Sextet, a música desenrola-se em fluxo e movimento contínuo de renovação, desdobra-se em novos lugares no espírito e na matéria, do jazz-rock ao ambient e, segundo Rafael Toral, “cantando standards de outro planeta”.

O Space Sextet apresenta-se em estreia e na esteira da publicação de Under the Sun (ao vivo) e Directions, álbum de estúdio publicado pela Clean Feed (ambos os registos pelo Space Quartet).

ABERTURA DE PORTAS

21h30

PREÇOS

RAFAEL TORAL – SPACE SEXTET

Data

18 Jun 2022
Desde

Hora

22:00

Localização

Galeria Zé dos Bois (ZDB)
Galeria Zé dos Bois (ZDB)
Rua da Barroca 59 - Lisboa
Website
https://cartazculturallisboa.pt/agenda-galeria-ze-dos-bois/

Deixe um comentário

Translate »