PROCISSÃO DE SANTO ANTÓNIO 2023
Santo António de Lisboa, batizado como Fernando de Bulhões, nasceu em Lisboa em 1195 e morreu em Pádua (Itália) a 13 de junho de 1231, sendo por isso também conhecido como Santo António de Pádua.
A procissão, em hora do santo, é uma das mais populares da cidade, senão mesmo a mais popular. O cortejo remonta ao século XVI, numa iniciativa da confraria dos louceiros (cujo patrono era este santo franciscano), tendo sido, desde logo, apadrinhado pelo Município e população da cidade. A procissão com início e fim na Igreja de Santo António, passa pela Sé, percorre as estreitas ruas e vielas do Bairro de Alfama, onde são integrados os andores dos santos padroeiros das igrejas locais.
Percurso: Igreja de Santo António – Cruzes da Sé – Rua de S. João da Praça (entra a imagem de S. João) – Largo de S. Rafael – Rua de S. Miguel (entra a imagem de S. Miguel) – Rua da Regueira – Rua dos Remédios – Rua do Vigário – Largo de Santo Estêvão (entra a imagem de Santo Estêvão) – Rua Escolas Gerais (entra a imagem de S. Vicente) – Travessa de S. Tomé – Largo das Portas do Sol – Largo de Santa Luzia (entra a imagem de S. Tiago) – Rua do Limoeiro – Largo de S. Martinho – Rua Augusto Rosa – Largo da Sé (celebração litúrgica) – Igreja de Santo António.
PROCISSÃO DE SANTO ANTÓNIO 2023