Avançar para o conteúdo
PIERRE BASTIEN, VUDUVUM VADAVÃ E CIRE NDIAYE

PIERRE BASTIEN, VUDUVUM VADAVÃ E CIRE NDIAYE

Pierre Bastien é um músico francês que atua na fronteira entre as artes plásticas e a música, seguindo uma longa tradição de luthiers (construtores de instrumentos de cordas com caixa de ressonância) insólitos que remonta aos órgãos hidráulicos de Arquimedes. Michel F. Côté, músico e habitual colaborador de Bastien, classifica o trabalho deste como “uma orquestra de som atemporal, futurista e levemente Dada, evocando tradições antigas na sua música surpreendentemente sensual”.

Em contexto de instalação ou concerto, o centro da performance está nas invenções mecânicas de Pierre Bastien construídas a partir de peças Meccano, que ativam todo um aparato de instrumentos do-it-yourself através de motores e engrenagens. A complexidade dos mecanismos contrasta com a fragilidade das estruturas que os sustentam e isso manifesta-se na música que deles emana com uma transparência que encontramos também na obra dos vários artistas com quem Bastien tem colaborado, como Robert Wyatt, Pascal Comelade ou Jaki Liebezeit. Esta orquestra delicada projeta um jogo de sombras que nos remete para a antiguidade imaginária do gamelão javanês e das orquestras reais do Uganda descritas pelo génio bizarro de Alfred Jarry ou Raymond Roussell.

Para a apresentação no TBA, Pierre Bastien faz-se acompanhar por Vuduvum Vadavã, alterego de Marta Ângela (metade de Von Calhau!, artista multidisciplinar com uma prática extensa na manipulação de signos por via do som, da palavra e de artefactos visuais) e da jovem violinista Cire Ndiaye, que tem vindo a traçar um percurso peculiar entre a música clássica, a pop e a improvisação

16 setembro

Música

sex 19h30

Sala Principal

12 eur. (integrado no Passe Cultura, apenas disponível na Bilheteira do TBA)
Duração 60 min.
Maiores de 6

 

CLUBE ESPECTADOR
16 setembro
com moderação de Adriana João e Polido

PIERRE BASTIEN, VUDUVUM VADAVÃ E CIRE NDIAYE

Data

16 Set 2023
Desde

Hora

19:30
TBA - TEATRO BAIRRO ALTO

Localização

TBA - TEATRO BAIRRO ALTO
R. Ten. Raul Cascais 1 A, 1250-268 Lisboa
MAGICAL GARDEN ALADDIN SINTRA

Translate »