
Periferias 2024
13º PERIFERIAS – 1 a 8 de março do 2024 – RESISTÊNCIA
Em 2024, o Festival periferias estará em diálogo com as temáticas que mapeamos para o ciclo “Geografia da Resistência” que conduz a criação/programação/reflexão do Chão de Oliva durante o ano.
Neste ciclo, privilegiamos os atos de resistência, metafóricos e reais, de todas e todos os que, provenientes de várias latitudes e longitudes, se viram ou veem privados de se expressar livremente e sem medo. Ao mesmo tempo, refletimos, expandimos, compartilhamos, apreciamos e comemoramos a nossa Liberdade, no ano em que celebramos os 50 anos do 25 de abril de ’74.
Convocamos o potencial político e poético de “condição periférica” e projetamo-nos para novos territórios internacionais, nomeadamente europeu, sem descurar a relação privilegiada com a Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa.
Esta 13ª edição do Periferias recebe a curadoria de Paula Pedregal, uma das diretoras artísticas do Chão de Oliva e atriz e encenadora portuguesa que, nas últimas décadas, passou por vários festivais nacionais e internacionais.