Avançar para o conteúdo
Pedro Caldeira Cabral - Tempos e Modos da Cítara Portuguesa

Pedro Caldeira Cabral – Tempos e Modos da Cítara Portuguesa

Festival criaSons apresenta Pedro Caldeira Cabral

“Tempos e Modos da Cítara Portuguesa” é o título do programa inédito do virtuoso compositor e multi-instrumentista

Dia 17 de Fevereiro é finalmente apresentado o penúltimo programa da 3ª edição do Festival criaSons, um dos principais eventos nacionais de divulgação e promoção de música erudita contemporânea.

O remate é feito com chave de ouro com o célebre compositor e multi-instrumentista Pedro Caldeira Cabral a revelar e interpretar o concerto inédito, feito em especial para o evento.

Depois dos programas inéditos de António Victorino D’Almeida, Mário Laginha, Carlos Azevedo e Tiago Derriça, o Teatro Nacional de São Carlos recebe agora um dos mais importantes compositores e multi-instrumentistas para mais uma descoberta surpreendente intitulada “Tempos e Modos da Cítara Portuguesa”.

Com mais de 50 anos de carreira, Pedro Caldeira Cabral faz jus ao seu percurso focado na valorização e promoção do legado patrimonial da cítara portuguesa, instrumento usado em géneros musicais tão variados como a música popular ou o Fado, mas também em criações de novo repertório solístico. Nesta medida, muito tem contribuído o reconhecido músico e compositor com obras originais, bem como na transcrição de peças de música do passado.

“O formato de câmara em trio, em quarteto ou em pequenas orquestras de cordas tem sido regularmente praticado por mim com base num repertório que cruza as obras clássicas com peças de cariz popular e com as minhas composições originais”, refere-nos no texto de apresentação do concerto. É esta linha que também segue o programa do concerto especialmente feito para o criaSons, onde se podem encontrar composições suas, de Alejandro Erlich Oliva e de Carlos Paredes.

Neste concerto, Pedro Caldeira Cabral assume a cítara portuguesa e apresenta-se com Duncan Fox no contrabaixo, um dos músicos que há muito o acompanha na valorização e defesa da guitarra portuguesa como instrumento solístico, e do conhecido Quarteto Lopes-Graça que conta com Isabel Pimentel na Violeta, Catherine Strynckx no Violoncelo e Luís Pacheco Cunha e Maria José Laginha no Violino.

O concerto é de entrada livre sendo necessária a reserva prévia de bilhetes num máximo de 2 bilhetes por pessoa, através do e-mail geral@musicamera.pt.
Os bilhetes devem ser levantados no dia de cada concerto na bilheteria do Teatro Nacional de São Carlos, até meia hora antes do início do evento. Dada a lotação limitada, o concerto será transmitido via live streaming nas plataformas de Facebook e Youtube da Musicamera Produções.

Depois dos doze fantásticos concertos já levados à cena na terceira edição do Festival criaSons com os compositores António Victorino D’Almeida, Mário Laginha, Carlos Azevedo, Pedro Caldeira Cabral e Tiago Derriça, a não perder no dia 17 de Fevereiro, pelas 18h30, no São Carlos, “Tempos e Modos da Cítara Portuguesa” de Pedro Caldeira Cabral.

FESTIVAL CRIASONS III

PROGRAMA PEDRO CALDEIRA CABRAL
“Tempos e Modos da Cítara Portuguesa”

Alejandro Erlich Oliva
Variações Bitemáticas
(para quinteto de cordas – obra dedicada ao Quarteto Lopes-Graça, em estreia absoluta)

Pedro Caldeira Cabral
Dança das Sombras
Gestos
Momentos
(para cítara portuguesa solo)

Castro d’Aire
(para cítara portuguesa e quarteto de cordas – harmonização e instrumentação de Duncan Fox)

Baile dos Caretos
Astoriana
(para cítara portuguesa e contrabaixo)

Carlos Paredes e Pedro Caldeira Cabral
Fantasia Verdes Anos
(para cítara portuguesa solo)

Pedro Caldeira Cabral e Alejandro Erlich Oliva
Fantasia Bicéfala
(para cítara portuguesa e quinteto de cordas – obra em estreia absoluta, composta para o Festival criaSons III)

Pedro Caldeira Cabral – cítara portuguesa
Duncan Fox – contrabaixo

Quarteto Lopes-Graça:
Luís Pacheco Cunha – violino
Maria José Laginha – violino
Isabel Pimentel – violeta
Catherine Strynckx – violoncelo

Data

17 Fev 2022
Expired!

Hora

18:30

Localização

Teatro Nacional de São Carlos
R. Serpa Pinto 9, 1200-442 Lisboa
Fevereiro 2022
Abril 2022
Maio 2022
Junho 2022
No event found!
Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.