
Patologias Fílmicas e Outras Dissidências – Exposição de Cinema Expandido na FBAUL
Patologias Fílmicas e Outras Dissidências – Exposição de Cinema Expandido na FBAUL 🎬
De 10 a 14 de janeiro de 2026, a Galeria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa acolhe a exposição “Patologias Fílmicas e Outras Dissidências”, do realizador e pesquisador Lucas Camargo de Barros.
📅 Datas: 10 a 14 de janeiro de 2026
🕔 Inauguração: 10 de janeiro, às 17h00
📍 Local: Galeria da FBAUL, Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, Lisboa
💸 Preço: Gratuito
🌐 Mais info: ulisboa.pt
A exposição propõe uma imersão nos processos criativos do longa-metragem O Tubérculo (70 min, Super8mm, 2024), correalizado com Zetune. Explorando novas imagiologias, a mostra transforma a experiência cinematográfica em um espaço sensorial, crítico e político, expandindo o filme para o espaço expositivo.
Filmado na cidade natal do artista, O Tubérculo narra o retorno de G. após a morte da avó, vítima da misteriosa Insônia Familiar Fatal, articulando biografia, delírio e fabulação. A exposição explora o conceito de patologia fílmica, onde a doença se torna força formal dissidente, contaminando a imagem e a narrativa, e desafiando as formas tradicionais de cinema.
Uma oportunidade única para conhecer um cinema experimental, que atravessa corpo, imagem, diagnóstico e invenção, propondo uma reflexão poética e política sobre a arte cinematográfica contemporânea.